O edital do concurso Embrapa, (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), será divulgado nas próximas semanas, contendo mais de mil vagas para uma variedade de cargos que atendem a todos os níveis de escolaridade.
Segundo fontes, é provável que o edital seja divulgado sim em novembro, porém não é possível fazer uma confirmação total. É importante ressaltar que o contrato com o Cebraspe foi firmado em julho. Inicialmente, esperava-se que o edital fosse lançado até setembro, mas isso não ocorreu.
Mas por que leva tanto tempo para o lançamento do edital? A demora ocorre devido à necessidade de aprovação legal, uma autorização que valide as vagas, cotas e outras regras essenciais do concurso.
De acordo com o diretor-executivo da empresa, Alderi Emídio, a expectativa é que as provas sejam realizadas ainda este ano. Mas será que vai dar tempo? Para descobrir essa e outras informações do concurso Embrapa, continue nessa página e fique por dentro de tudo.
Índice
Quando será o próximo concurso da Embrapa?
Um novo edital para o preenchimento de 1.027 vagas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária está prestes a ser lançado após 15 anos.
O Cebraspe foi definido como banca organizadora em 15 de julho, porém a formalização do contrato só aconteceu em 29 de julho e terá duração de 24 meses, ou seja, até julho de 2026. Esse período é necessário para realizar todas as etapas e trâmites da seleção.
Após a formalização e divulgação do extrato contratual, a publicação do edital pode acontecer a qualquer momento. Não há uma regra definida em termos de prazo, pois varia de acordo com o procedimento adotado por cada empresa, no entanto, em geral, o período de espera é de 30 a 60 dias.
Aval jurídico dificulta publicação do edital
Com a minuta do edital em elaboração, o atraso na publicação do edital da Embrapa é causado, em parte, pela necessidade de obter o aval jurídico que validará, entre outros aspectos, as vagas e cotas.
A empresa está fortemente empenhada em garantir que o edital esteja em conformidade com as leis atuais, principalmente no que se refere às cotas raciais e para pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a inclusão no concurso.
“A Embrapa esclarece que a minuta do edital do concurso público 2024 está em elaboração, dentro dos devidos prazos contratuais, cumprindo o compromisso da empresa em garantir o pleno atendimento às exigências de um concurso público deste porte, bem como das futuras contratações”, disse Alderi Emídio de Araújo, diretor-executivo.
Em setembro, Emídio expressou animação ao afirmar que as provas objetivas ocorrerão em 2024.
“Existe a perspectiva de que nós realizemos as provas ainda este ano. Estamos finalizando o edital”, destacou o diretor-executivo da Embrapa.
Mas e as provas Embrapa, quando vai ser?
Caso o edital fosse divulgado em outubro, seria possível realizar a prova objetiva ainda em 2024. Isso ocorre porque o período mínimo entre a publicação do edital e a realização das provas é de até quatro meses, podendo ser reduzido para dois meses em alguns casos, como aconteceu com o edital do INSS em 2022. Para mais informações, assista à videoaula do professor Renato Philippini
Dessa maneira, não há possibilidade de ocorrer a primeira fase do processo seletivo da Embrapa este ano, resultando no adiamento para o primeiro trimestre de 2025.
No entanto, um concurseiro que almeja se sobressair em relação aos concorrenres, sabe que a estratégia mais eficaz para ser aprovado é dedicar-se aos estudos antes da publicação do edital, sabe por qual motivo?
- é possível estudar com tranquilidade as matérias que são sempre cobradas, sem ter que escolher o que estudar e o que não estudar, podendo repassar por todo o conteúdo do edital e aprofundar em matérias inéditas que serão conhecidas após a publicação do edital,
- é possível ajustar o cronograma de estudo caso surjam imprevistos. Além de que estudar com antecedência pode ajudar a reduzir o estrese e a pressão.
Com essa informação em mente, a Nova Concursos, com seu histórico de 70 mil alunos aprovados, desenvolveu um curso online totalmente gratuito para que você possa iniciar imediatamente os seus estudos para o edital Embrapa. No curso, você terá acesso a:
- plano de estudos com 1h por dia,
- material disponível para download;
- professores especialistas;
- certificado de conclusão.
Clique aqui para acessar o curso gratuito imediatamente se você está se preparando para o cargo de Técnico. Caso esteja interessado no cargo de Assistente, o acesso ao curso está disponível neste link.
[the_ad id=”230282″]
Quais os cargos concurso Embrapa 2024?
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é uma instituição de grande relevância para o país, sendo vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A instituição tem como premissa criar soluções de pesquisa, inovação e desenvolvimento para a sustentabilidade da agricultura.
Serão destinadas no certame 1.027 vagas, além de formação de cadastro reserva, que será utilizado durante a validade do concurso. As vagas serão distribuídas entre os cargos de pesquisador, analista, técnico e assistente, abrangendo diferentes níveis de escolaridade.
Assistente
Classe A: nível médio/técnico;
Classe B: nível fundamental;
Classe C: nível fundamental.
Técnico
Classe A e B: nível médio.
Analista e Pesquisador
Requisito de escolaridade: nível superior. Em áreas determinadas o cargo pode exigir pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Confira aqui quem pode fazer o concurso Embrapa 2024, os requisito de escolaridade exigido.
Aprovados no concurso Embrapa serão lotados em 43 unidades
A Embrapa oferecerá oportunidades em suas unidades de todo o território brasileiro. Além da sede em Brasília, haverá vagas disponíveis nas 43 unidades descentralizadas, que abrangem todas as cinco regiões do país.
Clique neste link e conheça a cidade e o estado onde estão localizadas as unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.