Boa notícia, concurseiros! De acordo com o atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti, um novo concurso Embrapa está em estudos. Confira!
“Nós precisamos, sim, fazer um novo concurso. Nós já estamos estudando e a próxima diretoria que vai assumir deve tocar esse processo à frente, para contratos, estratégicas para o agro brasileiro, para a agricultura brasileira, para pesquisa, para o desenvolvimento. Então, isso já está sendo discutido”, afirmou Moretti.
O anuncio aconteceu durante entrevista realizada na última sexta-feira, 14 de abril, ao portal CB.Agro, programa do Correio Braziliense com a TV Brasília.
Sendo assim, os preparativos para a realização do concurso devem acontecer na próxima gestão do órgão.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Servidores estão deixando a Embrapa!
O presidente ainda comentou sobre o atual déficit da empresa, decorrente da demissão incentivada de cerca de 1.180 funcionários da Embrapa nos últimos anos.
O principal fator motivador dessas demissões é a competitividade de mercado, em que são feitas propostas do exterior e os funcionários acabam deixando a empresa.
Apesar do órgão investir em capacitação e treinamento, a saída dessas pessoas é inevitável.
Vale lembrar que o senador Chico Rodrigues solicitou que o Governo Federal autorizasse a realização de um novo concurso ainda em 2021.
“O governo federal precisa acordar para que seja autorizado esse concurso, para que a Embrapa possa prover seus quadros com profissionais do mais alto padrão técnico e científico. Este é um grito de alerta. Temos conversado com vários pesquisadores da empresa e há um brado, há um grito para que esse problema seja resolvido o mais rapidamente possível, porque estamos perdendo quadros expressivos da pesquisa nacional”, disse Rodrigues.
Como foi o último concurso Embrapa?
A última seleção foi realizada em 2009 para o preenchimento de 680 vagas para todos os níveis de escolaridade.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Prova de Inglês (Tradução e Versão);
- Prova Oral;
- Avaliação de Títulos.
A prova objetiva consistiu em questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta. Por outro lado, a prova discursiva consistiu em duas questões acerca de conhecimentos específicos.