Novidades para os concurseiros! Um novo concurso Funai poderá ocorrer em breve, visto que o órgão confirmou o envio de um pedido ao Ministério da Economia. Ademais, vale recordar que o órgão já conta com um déficit de mais de 2.000 servidores.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Sendo assim, um novo pedido para concurso público para a Fundação Nacional do Índio foi enviado ao Ministério da Economia, segundo o órgão. Ademais, o que se prevê é que tenham sido solicitadas cerca de 1.071 oportunidades para cargos de níveis médio e superior.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, vale recordar que a última seleção para o órgão ocorreu em 2016 e que atualmente a Funai já conta com cerca de 2.000 cargos vagos, de maneira que o novo concurso é essencial para que os trabalhos não sejam prejudicados.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso Funai: novo pedido
Portanto, um novo pedido de concurso Funai foi enviado ao Ministério da Economia para o provimento de 1.071 vagas. Entretanto, de acordo com o órgão, o quantitativo aprovado pode ser menor que esse.
Nesse sentido, sem uma autorização o órgão ainda não pode informar a distribuição das oportunidades entre as unidades:
“A Fundação Nacional do Índio atualmente não possui autorização para a realização de concurso público, não sendo possível confirmar as vagas previstas para cada unidade, tendo em vista ainda que poderá ser autorizado com número de vagas menor ao solicitado”, disse a Funai.
Além disso, o novo concurso é de extrema importância, visto que atualmente a Fundação conta com cerca de 2 mil cargos vagos, o que vem prejudicando a execução dos trabalhos do órgão, que são essencias para a vida dos povos indígenas:
“A autorização de novo concurso público se justifica por ser medida urgente e fundamental ao fortalecimento da capacidade institucional da Funai em garantir a execução de sua missão e, assim, garantir que o Governo Federal cumpra com seu dever de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil”, informa o pedido protocolado.
Vagas, cargos e salários
Em suma, o quantitativo de vagas do novo concurso da Fundação Nacional do Índio ainda não é confirmado, visto que o Ministério da Economia poderá autorizar o concurso com um quantitativo menor.
Entretanto, o pedido enviado solicita o provimento de 1.071 oportunidades entre cargos de níveis médio e superior, de forma que os cargos esperados pela nova seleção são os seguintes:
Nível Médio
- Agente em Indigenismo;
- Técnico em Contabilidade.
Nível Superior
- Administrador;
- Antropólogo;
- Arquiteto;
- Arquivista;
- Assistente Social;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Economista;
- Enfermeiro;
- Engenheiro;
- Estatístico;
- Engenheiro Agrônomo;
- Engenheiro Florestal;
- Geógrafo;
- Indigenista Especializado;
- Médico;
- Médico Veterinário;
- Odontólogo;
- Pesquisador;
- Psicólogo;
- Sociólogo;
- Técnico em Assuntos Educacionais;
- Técnico em Comunicação Social;
- Zootecnista.
Além disso, vale frisar que de acordo com dados de 2019, os salários a serem recebidos pelas carreiras possuem os valores de R$ 5.349,07 para nível médio e R$ 6.420,87 para nível superior.
Último concurso Funai
Por fim, é igualmente essencial recordar que o último concurso Funai foi realizado em 2016, quando foram ofertadas 220 oportunidades para os cargos de Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Agrimensor e Civil e Indigenista Especializado, de nível superior.
Nesse sentido, os inscritos na seleção foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, de forma que para a primeira etapa os candidatos responderam a questões de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Sendo assim, confira as disciplinas cobradas pela parte Geral da prova, comum a todas as carreiras contempladas pelo edital:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico e Quantitativo;
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Legislação Indigenista;
- Informática Básica; e
- Administração Pública.