O concurso Funai está autorizado para preenchimento de mais de 500 vagas para cargos de níveis médio e superior. Veja o que será cobrado na prova objetiva e inicie a preparação!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Funai: Edital já está publicado? Quando sai?
É a dúvida de muitos concurseiros interessados no concurso da Fundação Nacional dos Povos Indígenas. Mas, o edital ainda não está publicado.
A boa notícia é que os trâmites da seleção estão caminhando! No momento, o processo de escolha da banca organizadora está em andamento.
Sendo assim, após a escolha da organizadora, o edital se tornará iminente e poderá ser publicado. A previsão aponta para o segundo semestre deste ano.
Lembrando que o aval foi dado para a seleção no dia 5 de maio. Assim, são 180 dias para que o edital possa sair, ou seja, até 29 de outubro.
Qual será a banca?
Ao todo, 17 bancas foram convidadas para a organização e devem enviar as propostas. Veja, abaixo, a lista das empresas que estão na ‘briga’:
- Instituto Avalia;
- Cebraspe;
- Fundação Cesgranrio;
- Fundação Carlos Chagas (FCC);
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades);
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
- Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP);
- Consulplan;
- Fepese;
- Quadrix;
- Legalle;
- Fundação Vunesp;
- Fundação La Salle;
- Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan);
- Fundatec; e
- Instituto AOCP.
Projeto básico é divulgado e revela informações do edital da Funai
Portanto, o projeto básico do concurso já foi divulgado e detalhou informações importantes da seleção, como os cargos e sobre as provas.
Órgão pediu autorização de mais 633 vagas para nível médio!
Vagas e salários
Portanto, a oferta será de 502 vagas, sendo 152 para nível médio e 350 para nível superior. Confira os cargos e os salários:
- Nível médio:
- Agente em Indigenismo: 152 vagas
- Remuneração: R$5.349,07
- Nível superior:
- Administrador: 26 vagas
- Antropólogo: 19 vagas
- Arquiteto: 1 vaga
- Arquivista: 1 vaga
- Assistente Social: 21 vagas
- Bibliotecário: 6 vagas
- Contador: 12 vagas
- Economista: 24 vagas
- Engenheiro: 20 vagas
- Engenheiro
- Agrônomo: 31 vagas
- Florestal: 2 vagas
- Estatístico: 1 vaga
- Geógrafo: 4 vagas
- Indigenista Especializado: 152 vagas
- Psicólogo: 6 vagas
- Sociólogo: 12 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais: 2 vagas
- Técnico em Comunicação Social: 10 vagas
- Remuneração: R$6.420,87
Além disso, o projeto básico informa ainda que será formado um cadastro de reserva, que poderá se utilizar durante a validade do edital.
Processo Seletivo Funai 2023: Saiu o edital com vagas para estágio!
Provas objetivas e discursivas
Assim, os inscritos no concurso passarão por provas objetivas para todos os cargos. Já a prova discursiva, apenas para o nível superior.
Ademais, ambas avaliações ocorrerão nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A data ainda é desconhecida; haverá confirmação no edital.
Além das capitais, terá prova em Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; Imperatriz, no Maranhão; Dourados, em Mato Grosso do Sul; Sinop, em Mato Grosso; Altamira e Santarém, no Pará; Vilhena, em Rondônia.
Para os cargos de nível médio, serão entre 60 e 80 questões de múltipla escolha ou de 120 a 140 questões se no modelo certo ou errado.
Enquanto isso, para os cargos de nível superior, serão entre 60 e 80 questões de múltipla escolha ou 110 a 140 no modelo certo ou errado.
Por fim, a prova discursiva para nível superior terá perguntas de Conhecimentos Específicos do bloco programático. Tudo dependerá da banca contratada!