Atenção concurseiros! Foi divulgada a convocação para a realização da avaliação psicológica e teste de aptidão física (TAF) do concurso GCM SP ! Veja!
- Confira: Apostila GCM-SP 2022 – Guarda Civil Metropolitano
- Confira: Curso Online – Guarda Civil Metropolitano – SP
Dessa forma, a lista com os candidatos convocados foi publicada nesta quarta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado. Para acessar, clique aqui!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil candidatos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso GCM SP: Etapas e datas
De acordo com o documento a avaliação psicológica vai acontecer no dia 31 de julho, nas Escolas EMEFM Professor Derville Allegretti e EMEFM Vereador Antonio Sampaio, ambas localizadas na rua Voluntários da Pátria.
Dessa forma, é necessário que o candidato compareça ao local do exame com 60 minutos de antecedência, munidos do documento de identidade, caneta esferográfica azul ou preta (material transparente), lápis preto nº 2 e borracha macia.
Ademais, o exame do TAF tem previsão de ser realizado nos dias 14 e 21 de agosto. Nesse exame os candidatos serão avaliados pelos seguintes testes:
- Flexo-extensão de cotovelo;
- Teste Abdominal;
- Teste de Corrida de 12 minutos.
No entanto os horários e locais de realização do TAF serão divulgados somente em 8 de agosto.
Vagas e salários
O certame está oferecendo 1.000 vagas imediatas para a carreira de Guarda Civil Metropolitano, divididas da seguinte maneira:
- Ampla concorrência – 750 vagas;
- Pessoa com deficiência – 50 vagas;
- Negros e afrodescendentes – 200 vagas.
Os principais requisitos são nível médio de formação, idade entre 18 e 35 anos e CNH (carteira nacional de habilitação).
Em suma, os salários iniciais para a carreira de Guarda Civil são no valor de R$ 2.180,00, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além disso a banca organizadora do certame é o IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo).
Confira todos os detalhes do edital, clicando aqui!
Concurso GCM SP: Como foram as provas objetivas e de redação?
A princípio, a prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sendo considerada apenas uma alternativa correta. Os candidatos tiveram que responder as seguintes especificidades:
- Conhecimentos Gerais:
- Língua Portuguesa – 10
- Raciocínio Lógico Quantitativo – 10
- Realidades Municipais – 10
- Noções de Informática – 10
- Conhecimentos Específicos:
- Específicos – 20
Contudo, os candidatos que não acertaram no mínimo 50% de questões na prova, foram eliminados.
Em contrapartida, a redação consistiu na elaboração de um texto dissertativo de 20 até 50 linhas. Essa etapa valia 20 pontos e para avaliação dos candidatos foram considerados os seguintes elementos:
- Aspecto formal – 6 pontos
- textual – 6 pontos
- técnico – 8 pontos