Boa notícia, concurseiros! A banca do concurso Guarda Municipal de Fortaleza está definida. A escolhida é o Idecan. Isso indica que vem edital em breve!
A oficialização da contratação da banca foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 28 de fevereiro. Dessa forma, o próximo passo é a publicação do edital que está previsto para acontecer em até 30 dias.
Serão ofertadas 1.000 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal, de nível médio.
Vale lembrar que está tramitando na Câmara Municipal do Ceará o Projeto de Lei Complementar nº 0055/2022 que propõe a criação de 485 novos cargos, totalizando mil efetivos para Guarda Municipal.
O Projeto de Lei será analisado em Comissão e seguirá para aprovação em plenário. Esse projeto vai favorecer o lançamento do novo edital, visto que a criação de novos cargos serão somados ao efetivo.
Além disso, foram solicitadas 109 vagas imediatas para subinspetores, destinadas a guardas que não foram promovidos devido a falta de vagas na última promoção.
Caso o Projeto seja aprovado, a pasta passará a contar com 2.933 servidores, sendo 2.229 guardas municipais e 634 subinspetores.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
O que faz um Guarda Municipal de Fortaleza?
Entre as atividades a serem exercidas pelos aprovados, estão as seguintes:
- Defender e preservar os bens que compõem o patrimônio público municipal;
- Manter a segurança e a integridade dos logradouros, prédios, praças e parques públicos municipais;
- Desenvolver ações de preservação de segurança urbana no âmbito do município de Fortaleza;
- Desenvolver ações de preservação de segurança de patrimônios artístico, histórico, cultural e ambiental do município de Fortaleza;
- Realizar a segurança pessoal do chefe do Poder Executivo Municipal;
- Executar serviço relativo à segurança nas promoções públicas de incentivo ao turismo local;
- Promover a segurança nos terminais de transporte coletivo urbano de Fortaleza;
- Executar o serviço de orientação e salvamento de banhistas nas praias, e nos rios e lagoas, quando necessário;
- Proceder a serviços de ronda, de acordo com o comando operacional, com exceção de monitoramento em postos de trabalho;
- Atender prontamente as convocações de seus superiores hierárquicos;
- prestar socorro em época de calamidade pública e em situação de emergência;
- Prestar auxílio na manutenção ou restabelecimento da ordem pública;
- desenvolver outras atividades correlatas à segurança e à defesa civil.
Quais os requisitos para investidura no cargo?
São requisitos básicos:
- Ser brasileiro na forma estabelecida no artigo 12 da Constituição Federal de 1988 ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Apresentar certificado, devidamente registrado, de conclusão do ensino médio;
- Estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das atribuições do cargo, mediante atestado médico expedido pela Perícia Médica Oficial do Município de Fortaleza;
- Ter idade mínima de 18 anos na data da posse;
- Apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos estados nos lugares em que o candidato residiu nos últimos 5 anos, contados retroativamente em relação à data do último dia de inscrição, desde que expedidas até 6 meses anteriores à data da posse;
- Apresentar certidão constando que o candidato não foi demitido do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF, por força de processo administrativo disciplinar, nos últimos 5 (cinco) anos, contados retroativamente em relação à data da posse;
- No caso de candidato portador de deficiência, apresentar documento de Perícia Oficial do Município de Fortaleza atestando que é portador de deficiência.
Como foi o último concurso Guarda Municipal de Fortaleza?
O último concurso Guarda Municipal de Fortaleza, no Ceará , foi realizado em 2013 e ofertou 1.000 vagas, sendo 800 oportunidades destinadas a homens e 200 vagas destinadas a mulheres, com salários iniciais no valor de R$ 1.652,62.
Na ocasião, a banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e avaliou os candidatos através das seguintes etapas:
- Prova de Conhecimentos
- Curso de Formação Profissional com duração de 400 horas e Prova de Avaliação, após sua conclusão, de caráter apenas eliminatório.
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- Avaliação de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
- Investigação Social e Funcional, de caráter eliminatório.
A prova de conhecimentos foi composta de 50 questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Conhecimentos sobre Fortaleza: 5 questões
- Atualidades: 5 questões
- Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal: 12 questões
- Legislação Municipal: 7 questões
- Legislação Específica: 6 questões