Um novo concurso Ibama já está autorizado! Confira como foram as últimas provas para o cargo de Analista Administrativo.
De acordo com a solicitação enviada, as vagas serão para os cargos de Técnico Administrativo, Analista Ambiental e Analista Administrativo.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa concurso Ibama
- Adquira: Curso online completo concurso Ibama
Vale ressaltar que se nos próximos meses o Instituto não realizar o novo concurso IBAMA, o deficit no órgão pode chegar a 3.000 cargos.
Vagas solicitadas no concurso Ibama
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, solicitou um novo pedido ao Ministério da Economia para realizar um novo concurso .
Agora, o governo irá analisar a proposta estabelecida para que possa conceder ou não o aval necessário para a realização da seleção.
Das 2.311 vagas solicitadas, foram 1.005 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, 970 vagas para a carreira de Analista Ambiental e 336 vagas para a função de Analista Administrativo, nos níveis médio e superior, respectivamente.
Analista Administrativo
Requisito
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Atribuições
São atribuições do cargo de Analista Administrativo o exercício de todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
O que cai na prova para o cargo de Analista Administrativo?
O último concurso IBAMA foi realizado no ano de 2012. Na ocasião foram ofertadas o total de 469 vagas, que foram divididas em 3 (três) editais, nos cargos de Técnico Administrativo, Analista Ambiental e Analista Administrativo, nos níveis médio e superior, respectivamente.
A oferta para o cargo de Analista Administrativo foi de 61 vagas, houve o registro de 43.533 candidatos inscritos, concorrência de aproximadamente 713 candidatos por vaga. Foram convocados 149 candidatos.
⇒ Confira o edital do cargo de Analista Administrativo!
A avaliação dos candidatos foi mediante prova objetiva para todos os cargos, e para os cargos de Analistas também houve uma prova discursiva.
As disciplinas cobradas na prova objetiva foram as seguintes:
– Língua Portuguesa;
– Informática;
– Matemática;
– Raciocínio Lógico;
– Atualidades;
– Noções de Direito Constitucional;
– Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva, valeu 20,00 pontos e consistiu na produção de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.
Além disso, avaliou os conhecimentos básicos e/ou específicos relativos às disciplinas de Ética no Serviço Público, Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público e Gestão de Pessoas.