Ótima notícia para os concurseiros da área Ambiental! De acordo com o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, o novo concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) será realizado no início de 2024!
A informação foi repassada durante entrevista para o programa Brasil em Pauta, da TV oficial do Governo.
“O Ibama chegou a ter praticamente 6 mil servidores, eu mesmo fui estagiário do Ibama, e era uma outra realidade. Hoje para compensar essa perda tão grande de quadro a gente está investindo muito em tecnologia, mas temos setores onde a falta de quadro hoje já é muito grave. Estamos com a esperança muito grande de poder ter no começo do ano, entre abril e maio, a realização do nosso concurso.”, disse.
Vale destacar que em ofício enviado para à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, Rodrigo Agostinho já tinha confirmado a necessidade do concurso IBAMA.
Inclusive, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do MGI (Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Esther Dweck, também se manifestaram a favor do certame.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Pedido de autorização prevê 2.408 vagas!
Em abril de 2023, o IBAMA solicitou a autorização para realização de um novo concurso para o preenchimento de 2.408 vagas de nível superior, sendo 568 para provimento imediato e 1.840 para formação de um cadastro reserva. Dessa forma:
- Analista Ambiental: 1503 vagas
- Analista Administrativo, da carreira de Especialista em Meio Ambiente: 905 vagas
O presidente Lula falou sobre a necessidade de um novo concurso para o Ibama e prometeu um novo edital.
“O Ibama estava desmontado. Quando nós deixamos o governo, o Ibama tinha 1.700 funcionários, agora está com 700. Nós estamos montando um grande esquema, incluindo fazer um novo concurso para o Ibama, contratar mais gente”, afirma Lula.
Esther Dweck também afirmou que o edital será autorizado em breve.
“O presidente me cobrou, ao vivo, praticamente. Eu estava na coletiva de imprensa de anúncio de concursos e ele me ligou e falou que faltavam duas áreas que não estavam lá realmente e vão sair em breve. (…) Ele cobrou muito Ibama. Eu expliquei que já tinha um concurso em aberto, mas a gente vai fazer um novo”, garantiu a ministra responsável por analisar e autorizar os novos concursos federais.
Até o momento, o certame não foi autorizado e segue aguardado. Lembrando que juntamente com o pedido de autorização, foi solicitada a nomeação de 257 aprovados em cadastro reserva no último certame, realizado em 2021.
Diante disso, em agosto de 2023, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva assinaram a portaria que a autoriza a nomeação dos 257 aprovados e até agora, 132 aprovados para o cargo de Técnico Ambiental foram nomeados.
O que falta para o novo concurso IBAMA acontecer?
Os tramites do novo concurso IBAMA estão avançando. Para o lançamento do próximo edital faltam duas etapas, são elas:
- nomeação dos 257 excedentes da seleção de 2021;
- transformação de cargos.
A portaria que autoriza a nomeação dos 257 aprovados excedentes já foi assinada, mas até o momento somente 132 aprovados foram nomeados.
“A legislação é clara: só pode fazer um novo concurso se não existirem aprovados na seleção anterior. A ideia é chamar os 257 excedentes para, depois, seguir na agenda do novo concurso”, disse o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Alvares da Silva.
Entenda: Concurso IBAMA: Mais 132 aprovados a técnico ambiental são nomeados!
Quanto a transformação de cargos, em outubro de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 4426/2023 que promove o incremento.
Foi ratificada a transformação de 1.174 cargos de técnico administrativo (nível médio), em 519 cargos de analistas (nível superior), sendo 366 cargos de analista administrativo e 153 cargos de analista ambiental.
Também foi aprovada a transformação de 620 cargos de analista (nível superior), em 489 cargos de nível superior e 456 cargos de nível médio, que não pertenciam à carreira e estavam vagos.
O documento ainda indica a transformação de 589 cargos de técnico administrativo, da carreira de especialista em meio ambiente, em 260 cargos de analista administrativo.
No ofício, o presidente do órgão reforçou que essas mudanças causariam um impacto na capacidade de trabalho do Ibama, possibilitando a recomposição do quadro por meio de concursos.
“A gente está buscando dar uma reformulada nesse quantitativo de vagas, para poder chegar nessas 2.400 vagas de analista”, esclareceu o diretor.
Agora o PL será enviado para o Senado Federal e, caso aprovado, para a sanção do presidente da República.
Entenda todo o processo de seleção do concurso IBAMA: Concurso IBAMA 2023: Pedido de autorização!