Estão nomeados mais 132 aprovados no concurso Ibama para o cargo de Técnico Ambiental, de nível médio. A posse será em até 30 dias; veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Quando acontecem as novas nomeações do concurso Ibama?
Portanto, estão nomeados, e prontos para a posse, mais 132 pessoas aprovadas no concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
A nomeação foi assinada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 17 de outubro.
As nomeações são no cargo de Técnico Ambiental, que exige o nível médio como escolaridade. A posse ocorrerá no prazo de até 30 dias.
A lotação será no Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Além disso, remuneração inicial será de R$ 4.965, isso incluindo gratificação GDAEM e o auxílio-alimentação de R$658.
Veja a publicação das nomeações!
Lembrando que as nomeações já tinham sido anunciadas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, em julho. O aval dado é para 257 candidatos!
Como foi o último concurso, realizado em 2021?
Em síntese, o último concurso, publicado em 2021, ofertou 568 vagas, sendo 432 destinadas a candidatos que possuem o nível médio e 132 vagas para nível superior.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e avaliou os candidatos através de provas objetivas.
Conforme a portaria publicada no Diário Oficial da União, em junho de 2022, foram nomeados 568 aprovados.
Quais as atribuições dos servidores do IBAMA?
Técnico Administrativo
- Prestar suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais;
- Executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas; e
- Orientar e controlar processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
Analista Administrativo
- Realizar todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ibama.
Analista Ambiental
- Exercer as atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades:
- regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- monitoramento ambiental;
- gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Concurso IBAMA: Transformação de 1.787 cargos viabiliza novo edital
O IBAMA enviou um ofício ao Governo Federal, solicitando a convocação de excedentes, a transformação de cargos e a reestruturação da carreira.
No documento, foram solicitadas as seguintes mudanças na estrutura administrativa:
- Incremento de 538 cargos de nível superior autorizados para a carreira de especialista em meio ambiente, sem aumento de despesa, pela transformação de 1.174 cargos vagos de técnico administrativo;
- Incremento de 697 cargos de nível superior autorizados para a carreira de especialista em meio ambiente, sem aumento de despesa, pela transformação de 489 cargos de nível superior e 456 de nível intermediário (resultando em 208 cargos de nível superior após a aplicação do fator de conversão), existentes no Quadro de Pessoal do Ibama e não pertencentes à carreira de especialista em meio ambiente.
Nesse sentido, a Câmara dos Deputados aprovou a transformação de 1.174 cargos de técnico administrativo (nível médio), em 519 cargos de analistas (nível superior), sendo 366 cargos de analista administrativo e 153 cargos de analista ambiental.
Além disso, foi aprovado o incremento de 620 cargos de analista (nível superior), sendo 424 cargos de analista ambiental e 196 cargos de analista administrativo, com a transformação de de 489 cargos de nível superior e 456 cargos de nível médio, que não pertenciam à carreira e estavam vagos.
O documento ainda indica a transformação de 589 cargos de técnico administrativo, da carreira de especialista em meio ambiente, em 260 cargos de analista administrativo.
Agora o PL será enviado para o Senado Federal e, caso aprovado, para a sanção do presidente da República. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui!
Quais vagas serão ofertadas no concurso IBAMA?
Ainda não há essa informação, mas o órgão solicitou autorização de 2.408 vagas, sendo 568 para provimento imediato e as demais para formação de um cadastro reserva. Dessa forma:
Nível Médio
- Técnico Ambiental: 432 vagas + CR
Nível Superior
- Analista Ambiental: 96 vagas + CR
- Analista Administrativo: 40 vagas + CR