Idecan anuncia suspensão do edital para o concurso IBGE, com 312 vagas temporárias que estava previsto para ser publicado em breve.
- Confira: Curso Grátis IBGE
A suspensão foi devido ao corte de quase 90% no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Mudanças no processo seletivo IBGE 312 vagas
A decisão de suspender o concurso IBGE, com oferta de 312 vagas foi comunicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao Idecan, banca organizadora.
A medida é fruto do corte de quase 90% no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021, realizado em março deste ano pelo Congresso Nacional.
Conforme os órgãos, a decisão será mantida até que haja um posicionamento do Ministério da Economia.
“Inicialmente, a seleção era destinada ao Censo Demográfico e iria preencher 312 vagas de níveis médio e superior. A prova estava prevista para o dia 23 de maio, no Rio de Janeiro”, disse o Idecan em comunicado feito na última sexta-feira, 16.
- Adquira: Apostila completa IBGE
- Adquira: Curso online completo IBGE
O concurso tinha como objetivo selecionar profissionais que iriam atuar na fase final do Censo Demográfico 2021.
Vale ressaltar que as vagas eram para cargos de nível médio e superior distibuídos da seguinte maneira:
- Agente Censitário de Pesquisas por Telefone – 180 vagas
- Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12 vagas
- Codificador Censitário – 120 vagas
Concurso IBGE para Recenseador e Agente segue suspenso
Os processos seletivos com mais de 200 mil vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são esperados desde 2020, quando o Censo Demográfico precisou ser adiado para 2021. No entanto, por conta do corte no Orçamento, a pesquisa pode acabar sendo, mais uma vez, adiada.
Foi anunciada, recentemente, a suspensão das provas objetivas para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. As avaliações estavam previstas para os dias 18 e 25 de abril, próximos finais de semana, e seguem sem uma nova data.
Diante dessa decisão, candidatos questionam o Instituto sobre o reembolso das taxas de inscrição, que foram de R$ 25,77 (Recenseador) e R$ 39,49 (Agentes). No entanto, IBGE ressalta em resposta:
“Conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá caso o processo seletivo tenha que ser cancelado”.
Lembrando que até então, o concurso está suspenso e não cancelado. O IBGE aguarda assim as orientações do Ministério da Economia sobre o andamento do processo.