Atenção, concurseiros! O concurso IBGE 2022 terá três editais para mais de 209 mil vagas. Além disso, as seleções serão organizadas por três bancas diferentes. Saiba mais!
Primeiramente, vale dizer que a portaria que autoriza o concurso já foi publicada no Diário Oficial da União. E, além da autorização, o documento define a quantidade de vagas e a divisão por cargos, que será a seguinte:
- Agente Censitário Municipal (ACM) – 5.500 vagas temporárias;
- Agente Censitário Supervisor (ACS) – 18.420;
- Recenseador – 183.100;
- Coordenador Censitário de Área (CCA) – 31;
- Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) – 1.781;
- Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (ACT) – 180; e
- Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12.
É importante apontar que, como serão três bancas e vários editais, as quantidades de vagas em cada um dos documentos provavelmente serão bem abaixo do número total de oportunidades autorizadas.
- Adquira: Apostila Concurso IBGE
- Adquira: Curso Online IBGE
Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística poderá chamar os candidatos excedentes e gerar mais empregos temporários do que o previsto no edital.
Concurso IBGE: vagas para Recenseadores e Agentes Censitários
Somente no primeiro edital do concurso IBGE que será lançado, teremos a oferta de 206.891 vagas temporárias. As vagas, neste caso, serão divididas da seguinte maneira:
- Nível Fundamental: Recenseador (183.021 vagas);
- Nível Médio: Agente Censitário Supervisor (18.420 vagas) e Agente Censitário Municipal (5.450 vagas).
A banca que organizará essa seleção será a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, portanto, já podemos esperar a publicação do edital a qualquer momento!
Concurso IBGE 2022: Idecan organizará segundo edital
Além das vagas para Recenseadores e Agentes Censitários, outros cargos serão preenchidos pelo IBGE nesse próximo ano de 2022. Já temos, até mesmo uma confirmação de uma segunda banca organizadora, o Idecan, que ficará responsável pelas contratações de:
- Agente Censitário de Pesquisas por Telefone: 180 vagas para o nível médio, com salário de R$ 998;
- Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação: 12 vagas para o nível superior, com salários de R$ 4.200; e
- Codificador Censitário: 120 vagas para o nível médio, com salário a definir.
Apesar de já ter uma banca, as vagas e os cargos definidos, o edital de abertura para essa seleção pode demorar um pouco para sair. Isso porque a portaria que autoriza o certame indica que a banca tem até junho do ano que vem para iniciar as contratações.
IBGE terá uma terceira seleção!
Da mesma forma que as outras vagas, a portaria publicada também prevê a oferta de vagas para Coordenador Censitário de Área (31 vagas) e de Agente Censitário de Administração de Informática (1.781 vagas), e já existe uma terceira banca contratada.
Neste caso, a banca que ficará responsável pelo concurso será o IBFC (Instituto Brasileiros de Formação e Capacitação).
Por fim, vale reforçar que os editais não serão lançados ao mesmo tempo e que haverá vagas em todos os municípios do Brasil .