Atenção concurseiros! O concurso IBGE com mais de 200 mil vagas segue suspenso. Caso seja cancelado, candidatos serão reembolsados.
- Confira: Curso Grátis IBGE
As provas para os cargos de Recenseador; Agente Censitário Municipal e Supervisor foram adiadas. O motivo está no corte de mais de 90% no orçamento destinado ao Censo Demográfico.
Situação atual do concurso IBGE para Recenseador e Agente
Os processos seletivos com mais de 200 mil vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são esperados desde2020, quando o Censo Demográfico precisou ser adiado para 2021. No entanto, por conta do corte no Orçamento, a pesquisa pode acabar sendo, mais uma vez, adiada.
Foi anunciada, recentemente, a suspensão das provas objetivas para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. As avaliações estavam previstas para os dias 18 e 25 de abril, próximos finais de semana, e seguem sem uma nova data.
- Adquira: Apostila completa IBGE
- Adquira: Curso online completo IBGE
O IBGE se manifestou sobre o assunto ao responder um seguidor no Twitter. O órgão ressaltou que o processo está apenas suspenso, porém caso seja cancelado o reembolso será devidamente realizado aos inscritos.
No entanto, atualmente, o Instituto aguarda orientações do Ministério da Economia sobre o andamento do processo seletivo.
“[…] o cronograma (do IBGE) está apenas suspenso e, conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá caso o processo seletivo tenha que ser cancelado. Fique de olho nos nossos canais e no site do Cebraspe para novos avisos, ok?”
Lembrando que a seleção tem o Cebraspe como organizadora e são ofertadas 204.307 vagas para as funções de nível fundamental e médio, distribuídas da seguinte forma:
- 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM);
- 16.959 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS);
- 181.898 vagas para Recenseador.
Sobre as provas do concurso IBGE para 204.307 vagas
As provas serão realizadas em 4.612 municípios, no caso dos Agentes, e em 5.569 municípios para o Recenseador. Os exames ocorrerão nos 26 estados, além do Distrito Federal.
O conteúdo programático da prova consta das seguintes disciplinas:
Recenseador (50 questões)
– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Ética no Serviço Público: 05 questões;
– Matemática: 10 questões;
– Conhecimentos Técnicos: 25 questões.
Agentes (60 questões)
– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
– Ética no Serviço Público: 05 questões;
– Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
– Conhecimentos Técnicos: 20 questões.