Após várias suspensões, o concurso IBGE para contratação de temporários para a participação do Censo está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022.
- Confira: Curso Grátis IBGE
A seleção ofertará mais de 210 mil vagas nos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
- Adquira: Apostila completa concurso IBGE
- Adquira: Curso online completo concurso IBGE
Novidades no concurso IBGE Censo
Na última segunda-feira, 23, foi publicada que o concurso IBGE Censo está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. A Lei tem vigência anual e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que traz as previsões de provimentos e ingresso de aprovados em concursos públicos.
O concurso passou por uma série de suspensões e decisões que envolveram até o Supremo Tribunal Federal (STF). O orçamento a ser reservado para o Censo será decisivo para a realização da pesquisa.
Vale ressaltar que a última movimentação foi em relação a uma decisão do STF, em que a maioria dos ministros se mostraram favorável a realização do Censo em 2022.
Este ano o IBGE passou por um corte no orçamento, que afetou a realização do Censo. Sem a realização do Censo, ações governamentais estariam comprometidas, pois, dependem das estatísticas da população e características das localidades.
Além disso, o presidente do IBGE já havia se pronunciado, afirmando que o órgão estava preparado para realizá-lo, mas dependia da liberação de recursos orçamentários.
Cargos, vagas e salários do concurso IBGE
O certame irá ofertar 204.307 vagas, divididas em três editais, para os níveis fundamental e médio. As oportunidades são para as seguintes carreiras:
– Agente Censitário Municipal (5.450 vagas): nível médio e salários de R$ 2.100,00
– Agente Censitário Supervisor (16.959 vagas): nível médio e salários de R$ 1.700,00
– Recenseador (181.898 vagas): nível fundamental e a remuneração será por produção**
**A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.