As provas do concurso IBGE, que conta com oferta de 148 vagas temporárias de Agente Censitário, acontecem no próximo domingo. Veja os locais de prova!
- Confira: Caderno 1.000 Questões Gabaritadas IBGE – Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor
- Confira: Apostila IBGE 2023 – Agente Censitário Municipal e Supervisor – ACM e ACS
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Quando acontecem as provas do concurso IBGE para Agente Censitário?
De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva do concurso IBGE será aplicada no dia 24 de setembro de 2023.
Assim, elas acontecerão das 13h às 17h, segundo o horário oficial de Brasília/DF. Por isso é importante que os concurseiros inscritos se atentem às informações do dia de aplicação.
Segundo o Instituto Selecon, banca organizadora do concurso, são esperados 36.430 candidatos para a realização das provas.
Onde serão aplicadas?
Ademais, a prova será realizada nas cidades de Rio Branco/AC, Maceió/AL, Macapá/AP, Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Campo Grande, MS, Belo Horizonte/MG, Belém/PA.
Além das cidades de João Pessoa/PB, Curitiba/PR, Recife/PE, Teresina/PI, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Aracaju/SE e Palmas/TO.
Agora, os locais de prova foram divulgados pela banca, neste dia 20 de setembro. Confira o seu local de prova.
Como serão?
Posteriormente, a etapa de prova consistirá em 60 questões de múltipla escolha acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 20 questões
- Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões
- Ética no Serviço Público: 5 questões
- Geografia: 20 questões
Vagas, cargos e salários do concurso IBGE
São ofertadas 148 vagas temporárias no concurso, para o cargo de Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, que exige apenas o nível médio.
Assim, a carreira oferece salários iniciais de R$ 3.100,00 e auxílio-alimentação de R$ 658,00 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
O que faz um Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento?
Cabe ao candidato aprovado, a realização das seguintes atividades:
- Tratar e incorporar de novos trackings urbanos coletados pelos supervisores/recenseadores, que eventualmente não tenham sido mapeados e transformálos em novas faces de quadra; atualizar e compatibilizar conflitos que ocorrem, entre o banco de dados do IBGE e as informações coletadas em campo e nomenclatura de logradouros que sofrem alteração ao longo do tempo;
- Transformar as faces de quadra em eixos de logradouros, visando a integração topológica entre os arquivos de áreas urbanas e rurais;
- Implementar um arquivo único da malha de logradouros do país com os respectivos atributos de identificação e corrigindo eventuais falhas de integridade em relação a sua denominação, visando a divulgação de dados do universo do Censo Demográfico por logradouros; entre outras.
O que precisa para participar do concurso IBGE?
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em pleno gozo de seus direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data de contratação;
- Não estar incompatibilizado com o disposto no artigo 6º da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993,
- que proíbe a contratação de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
- Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função a que concorre;
- Ser aprovado no processo seletivo simplificado e possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício da função a que concorre;
- Apresentar declaração de próprio punho de que não se encontra na condição de sócio-gerente ou
- administrador de sociedades privadas. Incluem-se, nesta condição, os Microempreendedores Individuais (MEI);
- Não ter sido contratado pela Lei nº 8.745/1993, nos últimos 24 meses.