Foi assinado o contrato entre a banca organizadora, Cebraspe, e instituto. Edital do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com 208 mil vagas sairá em março!
Assinatura do contrato com a banca organizadora do concurso IBGE
O edital do concurso IBGE, com mais de 208 mil vagas temporárias, será divulgado no mês de março. A última pendência para que o documento saísse foi concluída no dia 21 de fevereiro, com a divulgação do contrato entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Cebraspe, banca organizadora.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União , e confirma o Cebraspe como banca organizadora do novo concurso IBGE 2020. O certame será destinado à realização do Censo Demográfico 2020. Ao todo, serão abertas 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:
- Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
- Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas;
- Recenseador: 180.557 vagas.
Os candidatos aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil. Segundo o projeto básico do edital, o contrato dos Agentes terá duração de 5 meses, enquanto o Recenseador irá atuar, inicialmente, por 3 meses.
Os editais serão divulgados até o dia 06 de março de 2020. A data também está de acordo com a previsão do órgão, que informou que os documentos serão publicados no início de março.
Vale ressaltar, que caso a publicação ocorresse após o dia 02 de março, é provável que as inscrições não sejam realizadas no prazo informado pelo coordenador operacional do Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Azevedo. Segundo o coordenador, o certame teria inscrições entre os dias 02 e 27 de março de 2020.
Além disso, mesmo que o edital seja divulgado até o dia 06 de março, o Cebraspe não tem o costume de abrir o prazo no mesmo dia da divulgação do documento. Geralmente, a banca dá um intervalo de, aproximadamente, uma semana entre a publicação e o início das inscrições.
Concurso IBGE irá avaliar os candidatos mediante provas objetivas
De acordo com o projeto básico do edital, os candidatos a Recenseador serão avaliados por uma prova objetiva com 50 questões. Já para os dois cargos de Analista, o exame será composto por 60 questões.
Segundo o documento, as provas objetivas serão compostas por perguntas de múltipla escolha, sendo cada questão com cinco opções e somente uma correta. Dessa maneira, o modelo de avaliação do Cebraspe, do tipo uma certa e uma errada, não deverá ser aplicado.
As provas objetivas serão realizadas, simultaneamente, em 4.612 municípios, no caso dos Agentes, e em 5.569 municípios, em relação ao Recenseador. As avaliações irão ocorrer nos 26 estados, além do Distrito Federal, e terão 4 horas de duração. As perguntas serão sobre:
Agentes (60 questões)
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
- Ética no Serviço Público: 5 questões;
- Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
- Conhecimentos Técnicos: 20 questões.
Recenseador (50 questões)
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Ética no Serviço Público: 5 questões;
- Matemática: 10 questões;
- Conhecimentos Técnicos: 25 questões.