Edital do concurso IBGE, com mais de 200 mil vagas temporárias, pode ser publicado no dia 18 de fevereiro.
O Concurso IBGE com a oferta de 207.020 vagas poderá ter a publicação do edital na próxima semana. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.
Edital do concurso IBGE para 207 mil vagas é iminente
O edital do novo concurso IBGE 2021 pode ser publicado no próximo dia 18 de fevereiro. A informação circula por alguns portais, porém o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda não confirma tal cronograma.
Ao que tudo indica a seleção deve ser aberta mesmo este mês, mas o Instituto afirmou que a data para a publicação do edital ainda não está fechada.
Entretanto, este cronograma deve ser definido e divulgado até o final desta semana.
Ao todo, a seleção IBGE, que visa ao Censo Demográfico 2021, contará com dois editais, sendo o primeiro com 207.020 vagas de âmbito nacional e o segundo com 312 oportunidades com foco no Rio de Janeiro – todas temporárias.
O edital com o maior número de vagas contará com os mesmos cargos ofertados em 2020, quando o certame foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19.
- Confira: Apostila Completa IBGE
- Confira: Curso Online Completo IBGE
Até então, o Cebraspe é a banca mais cotada, já que foi escolhido no ano passado para a seleção cancelada.
Já o segundo edital, com 312 vagas de agente censitário de pesquisas por telefone, supervisor e codificador censitário, está em fase de escolha da banca organizadora.
Pela portaria autorizativa, esse segundo documento pode sair até o fim de julho deste ano.
Provas do concurso IBGE para o Censo
Em 2020, antes do concurso ser suspenso, o edital foi publicado em março, com previsão de provas em maio e resultado final entre junho e julho.
As provas objetivas da primeira seleção IBGE seriam realizadas nos 26 estados mais o Distrito Federal. Entretanto, seria possível se inscrever para concorrer a vagas de outros estados ou municípios.
Sendo assim, o candidato realizaria a prova em sua cidade/estado e, caso fosse aprovado, seria convocado para atuação na região de interesse.
Apesar da suspensão da seleção, assim que esse primeiro edital for publicado, é esperado que ele mantenha o mesmo modelo de provas. Ou seja, a avaliação pode contar com as seguintes disciplinas:
Agentes – 60 questões
- Língua Portuguesa (dez);
- Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
- Ética no Serviço Público (cinco);
- Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
- Conhecimentos técnicos (20).
Recenseador – 50 questões
- Língua Portuguesa (dez);
- Ética no Serviço Público (cinco);
- Matemática (dez); e
- Conhecimentos técnicos (25).
No Censo, são visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta.
O contrato dos agentes tem duração de cinco meses, e o recenseador deve trabalhar, inicialmente, por três meses.