Novidades para os concurseiros! Mais um edital complementar de concurso IBGE foi publicado, dessa vez ofertando 48.535 oportunidades temporárias para o cargo de Recenseador, de nível fundamental. Ademais, as inscrições ocorrerão até o dia 15 de junho.
- Confira: Curso Grátis IBGE
Portanto, é essencial recordar que tem sido publicados diversos editais complementares para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ademais, o objetivo é o de preencher as oportunidades que não foram ocupadas por meio da seleção recentemente finalizada.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso IBGE
- Adquira: Curso Online Concurso IBGE
Além disso, vale recordar que a última seleção ofertou 183.021 cargos para a carreira de Recenseador. Entretanto, apenas 126.360 candidatos foram classificados, o que torna o novo processo seletivo necessário.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso IBGE: inscrições
Sendo assim, é imprescindível que os interessados no novo concurso IBGE saibam que as inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 15 de junho por meio do próprio site do IBGE.
Além disso, vale frisar que não será cobrada taxa de inscrição. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário com todas as informações, indicar a localidade desejada e enviar sua titulação acadêmica de maior pontuação.
Vagas, cargos e salários
Em suma, o novo processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística oferta 48.535 oportunidades temporárias para o cargo de Recenseador, que exige do concurseiros o nível fundamental de escolaridade.
Além disso, os aprovados na seleção contarão com salários por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Ademais, a simulação dos ganhos por produção pode ser efetuada no site do órgão.
É igualmente importante frisar que os aprovados serão contratados por até 03 meses, podendo esse período ser prorrogado. Ademais, as jornadas de trabalho recomendadas para a carreira são de 25 horas semanais, no mínimo.
Dessa forma, os aprovados no processo seletivo ainda devem participar integral e obrigatoriamente do Treinamento.
Concurso IBGE: provas
Por fim, é imprescindível que os candidatos do concurso IBGE para Recenseador saibam que serão avaliados unicamente por meio de Análise de Títulos, de caráter classificatório.
Nesse sentido, a avaliação valerá até 10 pontos, de maneira que as diferentes titulações não são cumulativas, motivo pelo qual o concurseiros deve enviar somente sua maior titulação. Confira:
- Ensino Fundamental (antigo 1º grau) completo – 1;
- Ensino Médio (antigo 2º grau) incompleto – 3;
- Médio (antigo 2º grau) completo – 5;
- Curso de graduação (ensino superior) incompleto – 7;
- Curso de graduação (ensino superior) completo – 10.
Além disso, vale destacar que a divulgação dos inscritos e dos resultados preliminares da Análise de Títulos ocorrerá no dia 20 de junho, de maneira que o resultado final do processo seletivo sairá no próximo dia 30.