Concurso IBGE: Orçamento para o Censo não é suficiente, diz Instituto!

concurso IBGE compressed

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com pretensão de realizar o concurso IBGE para o Censo em 2022, porém a verba disponibilizada pode não ser o suficiente.

O Instituto, no entanto, confirmou que está se preparando para realizarCenso 2022.

O STF emitiu uma decisão judicial de que o Censo deveria acontecer, impreterivelmente, no ano que vem, depois de dois adiamentos seguidos, em 2020 e 2021.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Em sua página oficial, no mês de maio, o Instituto publicou:

O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem – por enquanto, sem data definida. A prioridade agora é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021.”

Ou seja, o IBGE se movimenta há meses para que haja verba suficiente para a realização do Censo em 2022. Contudo, a verba disponibilizada para a pesquisa no PLOA 2022, divulgado em agosto, não supre as necessidades do IBGE.

A verba que consta no Planejamento é de 2 bilhões de reais, porém o órgão precisaria de R$ 292 milhões a mais para garantir a realização da pesquisa.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística chegou, inclusive, a elaborar um Plano Orçamentário no início de 2021 com a indicação dos R$ 2,292 bilhões que seriam necessários para 2022.

Como seria o concurso IBGE para o Censo em 2021?

Neste ano de 2021, seriam oferecidas, aproximadamente, 204 mil servidores temporários para atuação como recenseadores e agentes censitários.

Vale ressaltar que o Governo precisa garantir os recursos para a realização do Censo no ano que vem por conta de uma decisão jurídica do STF.

Ao longo da história do Brasil, o Censo só foi adiado 4 vezes: em 1930, em 1990, em 2020 e, agora, em 2021.

É a primeira vez que o Censo, que é previsto por Lei, é adiado duas vezes seguidas.

Outros concursos IBGE

Censo foi cancelado em 2021 e, consequentemente, a seleção para servidores temporários que atuariam como Recenseadores e Agentes Censitários também.

No entanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem mais quatro editais em andamento.

Juntos, os quatro certames ofertam mais de 6 mil vagas em todo o Brasil .

As contratações desses editais terão duração de um ano e são para os cargos:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento, de nível médio (5.623 vagas);
  • Agente de Pesquisa por Telefone, de nível médio e experiência em telemarketing ou teleatendimento (300 vagas);
  • Supervisor de Coleta e Qualidade, de nível médio (522 vagas);
  • Supervisor de Pesquisas, de nível superior nos cursos de Gestão, Suporte Gerencial ou Tecnologia da Informação e Comunicação (25 vagas).

As provas de alguns desses cargos já foram aplicadas e já tiveram resultados divulgados.