O prazo de validade do concurso ICMBIO 2021 (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) foi prorrogado por mais um ano! Isso significa que até junho de 2024, aprovados poderão ser convocados!
De acordo com o presidente do órgão, todos os excedentes no concurso aberto em 2021 devem ser convocados.
“Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina Silva tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva. Esperamos que isso aconteça nos próximos dias”, disse o novo presidente.
Inclusive, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável pelo aval dos concursos federais reforçou que a prioridade é chamar todos os aprovados nas últimas seleções do ICMBio e do Ibama antes de abrir novos concursos.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais as atribuições?
Cabe aos aprovados, realizar as seguintes atividades:
Analista Ambiental
- Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Técnico Ambiental
- Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
- Seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
- Orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
Como foi o concurso ICMBIO 2021?
O concurso ICMBIO 2021 foi aberto para o preenchimento de 171 vagas de Técnico Ambiental e Analista Ambiental, exigência de nível médio e superior, respectivamente.
A banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.
A prova objetiva consistiu em questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Noções de Gestão
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação
- Integridade Pública
- Atualidades
- Noções de Informática
Já a prova discursiva consistiu em um texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos e relacionados à Amazônia para o caro de Analista Ambiental e uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente e à Amazônia para o cargo de Técnico Ambiental.
ICMBIO busca autorização de 887 vagas!
Apesar de tudo, em abril desse ano, o presidente substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino de Oliveira, solicitou a autorização para um novo concurso ICMBIO para o preenchimento de 887 vagas para o cargo de Analista, são elas:
- Analista Administrativo: 384 vagas
- Analista Ambiental: 503 vagas
Ambas as carreiras exigem o nível superior e oferecem salários iniciais no valor de R$ 10.014,71, além do auxílio alimentação no valor de R$ 658,00, devido aos reajustes do governo federal.
Além da solicitação das vagas citadas, o presidente também solicitou a transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista e garantiu que a mudança não provocará aumento de despesas nos cofres públicos.