Estão autorizadas mais 160 nomeações de candidatos excedentes no concurso ICMBio, para Analista e Técnico. Com isso, um novo edital pode surgir em breve!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso ICMBIO: quando serão as novas convocações?
Sendo assim, mais 160 convocações estão autorizadas para os excedentes do concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Portanto, o decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoriza as chamadas do concurso realizado em 2021.
Além disso, o documento está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 25 de julho. Serão 110 vagas de Analista e 50 de Técnico.
Lembrando que a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já havia adiantado as convocações, nos meses de junho e julho.
Não só ela, mas como também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quando ela pedia aproveitamento do cadastro reserva do último certame.
Aliás, para o presidente do instituto, Mauro Pires, a chamada é o primeiro passo para que um novo concurso possa ser realizado em breve.
Isso porque o cadastro reserva do último concurso será encerrado, deixando o caminho livre para novos editais. Mas, ainda não há nenhuma previsão!
“Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina Silva tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama. No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva”, disse o presidente.
Quais as atribuições?
Analista Ambiental
- Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Técnico Ambiental
- Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
- Seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
- Orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
Como foi o concurso ICMBIO 2021?
Sendo assim, o último concurso ICMBIO foi aberto em 2021 para o preenchimento de 171 vagas de Técnico Ambiental e Analista Ambiental.
Ademais, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.
Por isso, a prova objetiva consistiu em questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Noções de Gestão
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação
- Integridade Pública
- Atualidades
- Noções de Informática
ICMBIO busca autorização de 887 vagas!
Apesar de tudo, em abril desse ano, o presidente substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino de Oliveira, solicitou a autorização para um novo concurso ICMBIO para o preenchimento de 887 vagas para o cargo de Analista, são elas:
- Analista Administrativo: 384 vagas
- Analista Ambiental: 503 vagas
Ambas as carreiras exigem o nível superior e oferecem salários iniciais no valor de R$ 10.014,71, além do auxílio alimentação no valor de R$ 658,00, devido aos reajustes do governo federal.
Além da solicitação das vagas citadas, o presidente também solicitou a transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista e garantiu que a mudança não provocará aumento de despesas nos cofres públicos.