Atenção, concurseiros! Foram divulgadas as orientações para a posse de mais aprovados no concurso ICMBIO , realizado entre 2021 e 2022; confira a convocação e os detalhes!
- Confira: Apostila ICMBIO – Técnico Ambiental
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso ICMBIO: confira os detalhes da convocação e posse
Assim, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade está convocando mais aprovados do concurso público , realizado entre 2021 e 2022.
De acordo com a lista, serão convocados 7 técnicos ambientais. A relação completa pode ser conferida aqui .
Além disso, no comunicado ainda consta a lista de documentos que devem ser apresentados para a posse e quais serão os exames!
Os convocados terão até o dia 22 de fevereiro para tomar posse. Posteriormente, serão 15 dias para entrada em exercício.
Onde será a atuação?
Os novos Técnicos Ambientais serão enviados para atuar nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
Assim, a atuação será nos Núcleos de Gestão Integrada (NGI) Alto Tarauacá-Santa Rosa do Purus, no Acre; Reserva Biológica do Abufari, no Amazonas; NGI Trombetas, no Pará; NGI Porto Velho, Base Avançada Porto Velho e NGI Guajará-Mirim, em Rondônia.
Validade do concurso
Anteriormente, o resultado final do concurso foi homologado em junho de 2022; agora, a validade será de dois anos, ou seja, até 2024.
Mas, o instituto poderá prorrogar em mais dois anos o certame, caso necessite. Assim, esse será o período que as convocações poderão acontecer!
Falta de pessoal
Um relatório entregue recentemente pelo Gabinete de Transição Presidencial, com o cronograma do Governo Federal dos últimos quatro anos, reconheceu a falta de servidores nos órgãos ligados ao Meio Ambiente.
Portanto, o relatório apresentado no começo deste ano apontou um escassez de recursos para o setor e a falta de pessoal e de gestão competente.
Atualmente são 2.103 cargos vagos no quadro de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e MMA (Ministério do Meio Ambiente).
“Enquanto o IBAMA tinha 1.800 servidores atuando na fiscalização ambiental em 2008, agora são apenas cerca de 700, nem todos em campo. Houve efetivo aparelhamento e ocupação de cargos gerenciais e de direção sem capacidade técnica e política de atuação na área de proteção e gestão ambiental. São contundentes os casos de perseguição e assédio aos servidores dos órgãos”, informou.
Por isso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve trabalhar para priorizar a área ambiental e a recomposição do efetivo.
“Nosso desafio é o da reconstrução do desmonte das instituições e o reencontro do País com seu futuro como potência ambiental”, encerra o relatório.
Como foram as provas?
Realizadas em 6 de fevereiro, a prova teve 120 questões para Técnico e 100 para a carreira de Analista.
Foram 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos para Técnicos e 40 de Básicos e 60 de Específicos para Analista.
Além disso, ainda houve a aplicação de uma prova discursiva, com redação, que variou para os dois cargos; portanto, confira:
- Técnico: uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente e à Amazônia.
- Analista: uma redação de texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos constantes do item 13 deste edital e relacionados à Amazônia.
Detalhes do concurso
Dessa forma, vale recordar que a seleção ofertou oportunidades para os cargos de Técnico e Analista Ambientais, conforme a seguinte distribuição:
- Técnico Ambiental – 110;
- Analista Ambiental – 61.
Além disso, os nomeados contarão com remunerações iniciais nos valores de R$ 3.605,34 para nível médio e R$ 8.089,64 para nível superior.
Novo pedido por concurso ICMBIO em 2023
Por fim, vale mencionar que um novo concurso ICMBIO pode ser realizado em 2023.
Isso porque o órgão deseja realizar uma nova seleção para o preenchimento de 730 cargos vagos, sendo eles:
- Analista Ambiental – 189;
- Analista Administrativo – 74;
- Técnico Ambiental – 29;
- Técnico Administrativo – 438.