Atenção, concurseiros! O edital do concurso IFB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília) pode sair a qualquer momento, visto que o contrato com a banca foi assinado. Serão vagas para Professor do Ensino Básico e Técnico Administrativo.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso IFB: quando sai o edital?
Nesse sentido, é essencial que os concurseiros saibam que poderá ser realizado muito em breve um novo concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, no Distrito Federal .
Isso porque o extrato de contrato com a banca foi publicado nesta quarta-feira (27). Assim, o próximo passo é justamente a publicação do edital.
Portanto, a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico, ficará responsável pela seleção.
Além disso, são previstas oportunidades para os cargos de Professor do Ensino Básico e Técnico Administrativo, de níveis médio e superior, respectivamente.
Último concurso IFB foi há 6 anos
Dessa forma, os interessados podem começar a se preparar por meio da análise de antigos editais publicados pelo órgão.
Sendo assim, o último concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília foi realizado em 2016.
Na época foram ofertadas 113 vagas entre cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, em diversas carreiras.
Além disso, os aprovados no concurso público e contratados pelo Instituto contaram com remunerações que variavam entre R$ 1.834,69 e R$ 4.234,77.
Requisitos básicos
É igualmente essencial recordar que, para a investidura nos cargos, os candidatos deveriam cumprir com os seguintes requisitos:
- ter sido aprovado e classificado no concurso público, na forma estabelecida neste Edital;
- ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se de nacionalidade portuguesa, ser amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436/72;
- gozar dos direitos políticos;
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- estar quite com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino);
- possuir os requisitos de qualificação e escolaridade para ingresso exigidos para o exercício do cargo;
- estar devidamente registrado em conselho regional de classe, quando couber, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e demais exigências de habilitação para o exercício do cargo;
- ter idade mínima de 18 anos;
- apresentar declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo/emprego ou função pública e quanto ao recebimento de proventos de aposentadorias e/ou pensões;
- apresentar autorização de acesso aos dados das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física e das respectivas retificações apresentadas à Secretaria da Receita Federal do Brasil, conforme a Instrução Normativa – TCU nº 67, de 06 de julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 08 de julho de 2011;
- ter aptidão física e mental, conforme art. 5º, inciso VI, da lei nº. 8.112/90, que será averiguada em exame médico admissional, de responsabilidade do IFB, para o qual se exigirão exames laboratoriais e complementares às expensas do candidato, cuja relação será oportunamente fornecida;
- cumprir as exigências deste Edital;
- entre outros.
Etapas avaliativas
Por fim, os inscritos na seleção de 2016 foram avaliados por meio de provas objetivas, prova de desempenho didático e prova de títulos.
Nesse sentido, na objetiva os inscritos responderam 60 questões de múltipla escolha. Portanto, confira as disciplinas cobradas:
- Língua Portuguesa – 15;
- Informática – 05;
- Legislação – 10; e
- Conhecimentos Específicos – 30.
Por outro lado, a prova de desempenho didático consistiu em uma aula de 60 minutos acerca do tema sorteado na hora.