Foi autorizado um novo concurso IGP SC (Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina) para o cargo de Auxiliar de Medicina Legal. O aval veio do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.
O último edital, de 2017, contou com vagas para as carreiras de Perito Oficial, Criminal, Criminal Bioquímico, Médico-Legista, Odontolegista, Técnico Pericial e Papiloscopista.
Agora, o edital conta com oferta de 70 vagas e ficará vigente até 4 de maio de 2022. Há no quadro de pessoal, 296 vacâncias para serem preenchidas.
Resumo concurso IGP SC
São várias áreas para Perito e Técnico Pericial. E agora, ainda haverá oportunidades para Auxiliar de Medicina Legal.
De acordo com informações, o IGP não realiza um concurso para repor o quadro de Auxiliares de Medicina Legal desde 2010. A autorização para o concurso configura o maior da carreira.
Os salários divulgados, com os reajustes pelo tempo, serão de R$ 4.581,90 conforme a Lei Complementar de 2020.
As vagas oferecidas serão para diversas regiões de Santa Catarina. O requisito do cargo é nível médio completo.
Novo Edital concurso IGP SC
Um novo edital está sendo cobrado por entidades e parlamentares pela necessidade de reposição do pessoal no estado de Santa Catarina.
Segundo o deputado estadual, Neodi Saretta, há tempos a Associação dos Servidores da Perícia Oficial de SC (ASPOSC) relata a falta de efetivos para o cargo.
Segundo a ASPOSC, com o quadro de pessoal reduzido, não será possível atender ocorrências desde as mais simples às mais violentas.
“Hoje, o plantão realizado pelo IML em várias cidades conta com apenas um auxiliar médico legal. Cabe a esse servidor deslocar-se para a retirada do corpo, auxiliar o médico legista na necropsia e, por fim, registrar toda a ocorrência e proceder a liberação do corpo para a família, gerando sobrecarga no trabalho” afirma ainda o deputado sobre a importância do concurso.
Etapas do Concurso
Ainda, as etapas do concurso público englobaram: Prova Objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Exame de Saúde e Curso de Formação Profissional.
Das provas objetivas, o exame contou com 60 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, e cobrou as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Administrativo;
- Conhecimento da Atualidade;
- Matemática;
- Anatomia;
- Relacionamento Interpessoal;
- Noções de Raio X;
- Noções de Segurança do Trabalho.