Atenção concurseiros! Nesta quinta-feira, 20 de outubro, foi publicado no Diário Oficial o aviso de licitação que tem o objetivo de escolher a banca do novo concurso IMA MG. Veja!
No entanto o termo de referência ainda não foi divulgado. Nele será possível saber quantas vagas de fato serão ofertadas. Até o momento, são previstas 132 oportunidades, divididas da seguinte maneira:
Nível médio
- Assistente de Gestão de Defesa Agropecuária (AGDA) – 25 vagas
Nível superior
- Fiscal Assistente Agropecuário (FISAG) – 9 vagas
- Especialidade de Técnico Agrícola ou Agropecuária
- Fiscal Agropecuário (FISCA) – 98 vagas
- Especialidade de Engenheiro Agrônomo
- Médico Veterinário
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como foi o último concurso IMA MG?
A última seleção foi realizada em 2008 e ofereceu 296 oportunidades distribuídas entre os seguintes cargos:
- Assistente de Gestão de Defesa Agropecuária: 62 vagas
- Fiscal Agropecuário: 56 vagas
- Fiscal Assistente Agropecuário: 178 vagas
Na ocasião a banca organizadora foi o IGETEC (Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada) e avaliou os candidatos através de provas objetivas compostas de 50 questões sobre os seguintes conhecimentos:
Fiscal Agropecuário
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Noções de Informática – 10 questões
- Conhecimentos Específicos – 30 questões
Fiscal Assistente Agropecuário
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Noções de Informática – 10 questões
- Conhecimentos Específicos – 30 questões
Assistente de Gestão de Defesa Agropecuária
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Noções de Informática – 10 questões
- Conhecimentos Específicos – 30 questões
Quais os requisitos das carreiras do concurso IMA MG?
Fiscal Agropecuário: nível superior que compreende curso ou programa de graduação, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com registro em Conselho de Classe.
Fiscal Assistente Agropecuário: formação em ensino médio ou em curso de educação profissional de ensino médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com registro em Conselho de Classe.
Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária: formação em ensino médio ou em curso de educação profissional de ensino médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Quais as atribuições das carreiras do concurso IMA MG?
Fiscal Agropecuário: fiscalizar, em todo o território estadual, a inocuidade e a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, a sanidade e a saúde das populações vegetais e animais e a segurança dos alimentos destinados aos consumidores, em consonância com as regras nacionais e internacionais, contribuindo assim para a promoção da saúde pública e preservação do meio ambiente, e outras atividades correlatas.
Fiscal Assistente Agropecuário: executar, sob orientação e supervisão do Fiscal Agropecuário, as atividades de defesa sanitária animal e vegetal, a fiscalização do comércio e uso de insumos agropecuários, a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal, a inspeção da produção agropecuária e agroindustrial e a certificação da qualidade de produtos agropecuários, e outras atividades correlatas.
Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária: exercer atividades de apoio à gestão administrativa, financeira, logística e correlatas à fiscalização agropecuária, relativas ao exercício das competências legais a cargo do IMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para sua consecução, e outras atividades correlatas.