Fique atento! O concurso IME (Instituto Militar de Engenharia) teve retificação no edital para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e Reserva. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.
Os interessados devem ficar atentos para as alterações feitas no cronograma do concurso. As provas objetivas irão acontecer no dia 10 de outubro.
Além disso, os gabaritos preliminares serão liberados no mesmo dia da aplicação das provas, e os candidato terão até o dia 11 de outubro para entrar com recurso contra o resultado.
Ademais, o gabarito definitivo será divulgado no dia 15 de outubro e os candidatos aprovados para a 2ª fase serão anunciados no dia 19 de outubro.
Etapas do concurso
A princípio, os candidatos passarão por 4 etapas, sendo elas: Prova Objetiva, Prova Discursiva, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física (EAF).
Das provas objetivas, terá a duração de 4h30m, com 40 questões ao todo. As disciplinas cobradas serão: Matemática, Física, Química.
Já a segunda etapa, será composta de questões discursivas de matérias específicas e uma redação, além de ter 4h30m de duração para sua realização. Sendo as matérias:
- Matemática (25 de outubro);
- Física (26 de outubro);
- Química (27 de outubro);
- Português e Inglês (28 de outubro).
Desse modo, as etapas acontecerão em diversas localidades do Brasil, sendo elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.
Edital concurso IME
O concurso público oferece 98 vagas para a formação de Engenheiros Militares da Ativa e Reserva. Os interessados precisam ter no mínimo 16 anos e no máximo 22 anos até 31 de dezembro, para matrícula no curso de formação.
Para os candidatos que disputam uma vaga na Reserva, a idade máxima é de 21 anos. Ambos os cargos requisitam nível médio e altura mínima de 1,60m para o sexo masculino, e 1,55m para o sexo feminino.
Os candidatos futuramente deverão escolher uma área pra se especializar, tendo como opção as seguintes especialidades:
- Engenharia Civil;
- Eletrônica;
- Comunicações;
- Elétrica;
- Mecânica e de Armamento;
- Mecânica e de Automóveis;
- Materiais;
- Química;
- Cartográfica;
- Computação.
Dessa forma, os inscritos que forem aprovados no concurso , receberão um salário inicial de R$ 1.334,00 além de fardamento, alimentação, assistência média, dentária e psicológica. E também, progressões na carreira de acordo com o desempenho.
As inscrições irão ser abertas no dia 30 de junho e encerradas no dia 17 de agosto, pode ser feitas no site do Instituto Militar de Engenharia.
A taxa de inscrição é de R$ 100,00 mas o concurso oferece isenção da taxa para candidatos que se enquadram nas seguintes modalidades:
- Doadores de medula óssea;
- Inscritos no CadÚnico do Governo Federal ou membros de família de baixa renda;
- Dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou na Marinha Mercante.
Os pedidos de isenção serão aceitos entre os dias 2 e 13 de julho de 2021. Fique ligado!