Atenção concurseiros! Um novo concurso Incra é urgente e deve sair em 2022, mas ainda aguarda um aval do Ministério da Economia. Cerca de 33% (858) de servidores deixaram de pertencer ao quadro de pessoal efetivo.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Incra: quando sai o edital?
Um novo concurso Incra é tratado como urgente, mas ainda aguarda um aval do Ministério da Economia.
Isso porque sem novos servidores, o Instituto Nacional de Colonização Agrária tem impedido a movimentação de pessoal.
O presidente do Incra, Geraldo José da Camara Ferreira de Melo Filho, enviou nesta segunda-feira (2) um documento ao Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Caio Castelliano de Vasconcelos.
Assim, no documento, ele explicou os motivos que impedem a movimentação de servidores no órgão.
Portanto, dos últimos concursos realizados pelo Incra, nos anos de 2004, 2005 e 2010, 2.599 servidores ingressaram na autarquia, segundo ele.
Mas, cerca de 33% (858) deixaram de pertencer ao quadro de pessoal efetivo do Instituto. O que mostra a urgência por um novo edital!
“Em sentido oposto a atual realidade da nossa força de trabalho, o Incra vem recebendo acréscimo considerável nas suas demandas de atuação institucional”, diz o presidente.
Sendo assim, o Incra fez uma solicitação de autorização ao Ministério da Economia, de um processo seletivo com vagas para temporários.
No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que um novo concurso público é que deve ser publicado.
“Em atendimento à recomendação foi formalizado processo de solicitação para realização de concurso público para provimento de 1.497 cargos efetivos, cuja proposta encontra-se em análise no Ministério da Economia”, ressalta o presidente no ofício.
E, até o momento, o ministro Paulo Guedes não deu uma posição favorável ao edital, nem sequer o citou.
Edital vem sendo muito aguardado
Não é de hoje que o edital vem sendo aguardado e citado. Em fevereiro desde ano, um ofício foi enviado ao presidente Jair Bolsonaro.
Assim, a informação foi revelada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa).
Portanto, segundo o sindicato, a até então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou ao presidente da República que contava com o apoio e intercessão dele junto ao Ministério da Economia.
Sendo assim, Tereza Cristina deu exemplos de situações com potencial comprometimento do status sanitário do Brasil, o que poderia levar ainda à limitação da atividade privada e afetar a geração de emprego e renda “no setor mais dinâmico da economia nacional”.
Tereza Cristina finalizou ainda, incluindo no pedido que haja vagas para o cargo de Auditor Fiscal Agropecuário.
Portanto, os cargos que compõem o quadro da autarquia são:
- nível médio:
- Técnico Administrativo
- Técnico de Reforma e Desenvolvimento Agrário
- nível superior:
- Analista Administrativo
- Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário
- Engenheiro Agrônomo.