Atenção concurseiros! Até o próximo dia 22 de março sairá a resposta sobre o edital do concurso INSS. A decisão acontece após nova paralisação da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Concurso INSS: nova paralisação foi realizada pela Fenaps
Uma nova paralisação foi realizada nesta quarta-feira (9), nos serviços do Instituto Nacional de Seguro Social, pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
- Adquira: Apostila Concurso INSS
- Adquira: Curso Online Concurso INSS
Assim, entre as cobranças esteve a realização do próximo concurso INSS, que tem previsão para 2022.
Portanto, a federação levou o tema ao ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que afirmou que até o próximo dia 22 será informado se o concurso acontecerá ou não em 2022.
Ademais, o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, confirmou a fala do ministro em uma live realizada na noite desta quarta (9).
“Um dos elementos que o ministro levantou foi a questão do concurso público, onde ele ficou de, até o dia 22, dar uma resposta concreta se de fato vai haver o concurso público para o INSS e qual o quantitativo, caso isso venha a acontecer”, disse Torquato.
A paralisação desta quarta foi aprovada, por 24 horas, durante Plenária Nacional da Fenaps, realizada no último sábado (5).
“Em 9 de março – Dia Nacional de Luta e mobilização com apagão total no INSS – orienta-se que seja denunciado para a população o desmonte do INSS e a necessidade de concurso público e a valorização do serviço público. Paralisação total no INSS no dia 09/03, dia em que haverá reunião com o ministro do Trabalho e Previdência em Brasília/DF”, diz o ofício da Fenasps.
Haverá greve geral?
Entre os atos aprovados está a possibilidade de uma greve geral, a partir do dia 23 de março, que ainda não foi confirmada.
Assim, a categoria reivindica a reposição salarial de 19,99% e melhores condições de trabalho, plano de carreira e a defesa do serviço público.
Também aconteceram paralisações nos dias 31 de janeiro, 8 e 9 de fevereiro, o que impactou mais de 50 mil perícias médicas em todo país.
INSS pode perder mais de 3,7 mil servidores
Um novo concurso para o INSS é urgente, visto que nos últimos meses de 2021, 3.796 servidores chegaram a abandono de permanência. Ou seja, podem deixar o instituto ainda esse ano.
Vale destacar que o abono é um incentivo financeiro dado ao servidor público estatutário que deseja continuar trabalhando, escolhendo não se aposentar mesmo com os requisitos para isso.
Entretanto, esses servidores já têm condições para aposentadoria e podem deixar o INSS nos próximos meses.
Sendo assim, para que um novo edital seja lançado, o aval precisa ser dado pelo Ministério da Economia. O presidente Jair Bolsonaro deu indícios de que seria aprovado.
“Concurso público (vamos autorizar) apenas o essencial, como fizemos com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)”, disse o presidente em 2021.
Aval é para 7 mil vagas
Ademais, o pedido que está sendo analisado pelo Ministério da Economia é para preenchimento de 7.575 vagas em todo o país. Portanto, confira:
- Técnico do Seguro Social – nível médio – R$5.447,78
- Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas)
- Combate à Fraude (734)
- Serviço de
- Apoio ao Reconhecimento de Direito (216)
- Atendimento de Demandas Judiciais (40)
- Cobrança Administrativa (34)
- Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46)
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996)
- Analista do Seguro Social – nível superior – R$8.357,07
- Serviço Social (463 vagas)
- Reabilitação Profissional (702)
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406)