Atualizações sobre o concurso INSS. O órgão conta com mais de 1,5 milhão de pedidos parados, uma vez que a carência de servidores é muito grande. Sendo assim, a seleção se torna cada dia mais urgente.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social é cada dia mais necessário, visto que os pedidos parados do órgão crescem a cada dia. Ademais, o Instituto ainda aguarda a aprovação pelo Ministério da Economia para que a seleção ocorra.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso INSS
- Adquira: Curso Online Concurso INSS
Além disso, o órgão conta com um novo presidente, de forma que a expectativa é a de que exista um avanço nos trâmites do novo concurso. Entretanto, nenhuma posição foi fornecida até o momento.
Concurso INSS: pedidos de benefícios parados
Primeiramente, é importante que os concurseiros saibam que o pedido do novo concurso INSS segue sendo analisado pelo Ministério da Economia, de forma que o que se prevê é que a seleção ocorra no próximo ano.
Ademais, o processo seletivo é de extrema importância, visto que, segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o INSS já conta com mais de 1,8 milhão de pedidos de benefícios parados, além de mais de 23 mil cargos vagos.
Nesse sentido, a carência de servidores é o principal fator causador de tantos processos na atual situação.
Além disso, de acordo com Diego Cherulli, vice-presidente do IBDP, o órgão sempre contou com alta demanda, entretanto, com a falta de um concurso INSS, a situação se agravou.
Ademais, os mais de 1,8 milhão de pedidos parados são referentes aos seguintes benefícios:
- Amparo social à pessoa com deficiência: 630.668 pedidos;
- Aposentadoria por idade: 287.553 pedidos;
- Aposentadoria por tempo de contribuição: 262.393 pedidos;
- Salário maternidade: 186.516 pedidos.
Concurso INSS: detalhes
É igualmente importante que os concurseiros saibam que o que foi pedido ao Ministério da Economia foi um novo concurso INSS para o provimento de 7.575 oportunidades.
Além disso, as vagas seriam destinadas aos cargos de Técnico do Seguro Social, de nível médio, e de Analista do Seguro Social, de nível superior. Sendo assim, confira as áreas disponíveis para tais carreiras e a divisão das oportunidades:
Técnico do Seguro Social – 6.004 vagas
- Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas),
- Combate à Fraude (734),
- Apoio ao Reconhecimento de Direito (216),
- Atendimento de Demandas Judiciais (40),
- Cobrança Administrativa (34),
- Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
Analista do Seguro Social – 1.571 vagas
- Serviço Social (463 vagas),
- Reabilitação Profissional (702) e
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Ademais, as remunerações para as carreiras de Técnico contariam com um valor de R$5,4 mil. Por outro lado, os ganhos para Analista seriam de R$8,3 mil.
Último concurso INSS
Por fim, o último concurso INSS foi realizado em 2015 sob a organização do Cebraspe.
Além disso, foram ofertadas na época 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social.
Ademais, a seleção contou com um grande número de inscritos, sendo 1.087.789 candidatos no total, 43.982 para a carreira de Analista e 1.043.807 para o cargo de Técnico.
É igualmente importante destacar que todos os aprovados no concurso público foram nomeados.