A expectativa de abertura de edital para o concurso INSS nos próximos anos existe. Além disso, o deficit no Instituto Nacional do Seguro Social é de mais de 23 mil servidores.
O Concurso INSS é um dos mais aguardados, uma vez que o órgão já possui um déficit estimado em 23 mil servidores, conforme a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
- Adquira: Apostila Completa concurso INSS
- Adquira: Curso Online Completo concurso INSS
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Concurso INSS segue previsto
A expectativa é de que o edital para cargos de níveis médio e superior sejam divulgados a partir de 2022. Até lá é importante iniciar e manter os estudos, pois a concorrência certamente será muito acirrada.
Até então, o INSS ainda precisará avaliar quais são as suas reais necessidades de pessoal para, só depois, enviar pedido ao Ministério da Economia com o quantitativo de vagas. Essa avaliação deverá durar cerca de um ano.
Devido a autarquia estar em fase de contratação de temporários (aposentados e militares da reserva), que inclusive já começaram a trabalhar, a expectativa é de que somente após a finalização desses contratos que será iniciado o processo de petição das novas vagas efetivas.
A assessoria de imprensa do INSS esclareceu que, por enquanto, esses contratos temporários irão melhorar de imediato o “atendimento e análise de benefício” e que isso “ajudará a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias”.
Porém mesmo com essa força-tarefa temporária, a fila do INSS reduziu apenas 2,4% em seis meses.
Concurso INSS 2015
O último certame aconteceu no ano de 2015, tendo como organizador o Cebraspe (Cespe/UnB – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
⇒ Confira o edital completo do último concurso INSS!
Foram ofertadas ao todo 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social.
O número de inscritos foi de 1.087.789 candidatos, sendo 43.982 para Analista (relação de 293 candidatos/vaga) e 1.043.807 para o cargo de Técnico (1.304 candidatos/vaga).
Todos os aprovados foram nomeados.