Sem a realização do novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o órgão já contabiliza 22.000 cargos vagos, sendo a maior defasagem na carreira de Técnico.
Cargos vagos no INSS
Enquanto o novo concurso INSS não é autorizado e realizado, o deficit de servidores no órgão não para de aumentar. Até o mês de setembro de 2019, eram cerca de 19.400 cargos vagos de Técnico e Analista.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!No ano passado, esse número chegou a mais de 21.000 cargos vagos e já aumentou novamente. De acordo com informações da autarquia, até o mês de setembro de 2020, já eram 22.117 cargos vagos.
Índice
Conforme os dados do Serviço de Informações ao Cidadão do Governo Federal, a maior parte destas vagas desocupadas é na carreira de Técnico do Seguro Social (nível médio), tendo a falta de 19.761 servidores.
Somando com os 2.356 cargos vagos na função de Analista do Seguro Social (nível superior), o deficit total chega a 22.117 cargos e, com isso, é possível perceber que em um ano a autarquia federal, que atende milhões de brasileiros, perdeu cerca de 2.600 profissionais efetivos.
O cenário ainda pode piorar bastante, já que de acordo com informações sindicais, existe um elevado número de servidores que já possuem condições de se aposentar e podem deixar o quadro a qualquer instante.
Realização do concurso INSS
Segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social, o edital do novo concurso INSS pode sair em 2022. O órgão disse que ainda está trabalhando em um novo dimensionamento do quadro de servidores para viabilizar o certame.
Mas para que um novo edital seja publicado, é preciso da autorização do Ministério da Economia. Todos os órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, o que inclui o INSS, precisam deste aval para fazer as contratações.
Por isso, todo ano, esses órgãos têm até o dia 31 de maio, para enviar seus pedidos de concurso. A expectativa é que o INSS envie a sua demanda neste prazo para que ela possa ser analisada. E, havendo autorização no decorrer de 2021, o edital poderia sair no ano que vem, como prevê a autarquia.
Ainda não há qualquer previsão mais concreta sobre a abertura do novo concurso INSS, já que ele depende de decisão do Governo Federal. Mas aos futuros servidores que sonham em trabalhar na autarquia, é recomendável que já se preparem, pois, a seleção será concorrida.