A necessidade de servidores no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem prejudicando o atendimento a população, o que gerou cobranças pelos principais interessados: a sociedade!
Foi organizado um abaixo-assinado eletrônico cobrando a reposição de servidores por meio da convocação de aprovados em certames anteriores e, também, pela realização de um novo concurso INSS.
De acordo com informações do site, onde é possível participar do abaixo-assinado, o atendimento está ficando cada vez mais demorado e de baixa qualidade, devido à falta de profissionais suficientes para atender nas agências da previdência.
“Por isso, pedimos que o presidente Michel Temer autorize uma homologação suplementar convocando os classificados do concurso INSS 2015 para cobrir a enorme demanda de servidores. Assim, o serviço poderia atender melhor a população e evitaria-se um colapso no órgão”.
Até o momento, 11.728 pessoas já assinaram, o objetivo é atingir 15.000. Para mais informações acesse o site aqui!
Déficit de servidores do INSS
De acordo com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a causa do atual transtorno é a sobrecarga de trabalho, originada pela falta de pessoal. O déficit atual do INSS é de 8.905 servidores, apenas em Agências da Previdência. O dado foi revelado pela própria autarquia em nota técnica enviada ao Planejamento.
A preocupação é que, mesmo com o concurso válido até agosto de 2018, essa carência irá piorar.
Em 2017, o número de servidores que se aposentaram foi de 1.869 e a previsão do INSS é que em 2018, as saídas permaneçam. Atualmente 3.557 servidores têm condições de aposentadoria.
Novo concurso INSS
O órgão solicitou 16.548 vagas ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), deste total, estima-se que serão no mínimo 7.580 para um novo edital, com oportunidades para candidatos nível médio e superior e salários de até R$ 10 mil!
Recentemente o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que o concurso INSS será uma das seleções autorizadas pelo governo em 2018.
Em 08 de janeiro, o pedido obteve cinco movimentações no MPDG. A solicitação ainda vai passar por alguns processos, a Secretaria de Orçamento, Assessoria Jurídica, Gabinete do Ministro do Planejamento, são processos importantes antes que a petição seja aprovada.
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!