O que é preciso para participar do concurso do INSS?

O concurso INSS tem editais previstos para serem publicados em 2025 e com isso saber os requisitos para entrar no órgão é fundamental para participar da seleção.

Fachada da Previdência Social, parede espelhada e nome e logotipo do órgão em cima / Concurso INSS
Confira como participar do concurso do INSS

O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem um edital autorizado e outro solicitado para carreiras de níveis médio e superior de escolaridade, portanto, é necessário saber quais são os requisitos para participar do certame.

Os editais do concurso INSS estão previstos para serem publicados no ano que vem!

Tem interesse em participar do concurso INSS e quer ficar por dentro de todas as notícias sobre o que é preciso para participar do certame? Acompanhe a nossa página e não perca nenhuma novidade! ?

Curso Grátis INSS

Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!

LIBERAR ACESSO!

Concurso INSS: como ingressar?

Para trabalhar no Instituto Nacional do Seguro Social, é necessário participar de concurso público. Atualmente, duas opções estão em andamento: uma para o cargo de Perito Médico e outra para os cargos de Técnico e Analista.

O edital para o concurso de Perito Médico foi autorizado e sua publicação está prevista para ocorrer até fevereiro de 2025. Já o edital para os cargos de Técnico e Analista foi solicitado, e, se receber o aval, também poderá ser publicado em 2025.

Quem pode trabalhar no concurso INSS?

Primeiramente, é necessário ser aprovado nas etapas do concurso INSS. Além disso, o candidato deverá ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; no caso dos portugueses, é necessário estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, que garante o reconhecimento dos direitos políticos, conforme o § 1º do art. 12 da Constituição Federal.

Os candidatos também deverão estar em gozo dos direitos políticos e bastante com as obrigações eleitorais. Para os homens, há a exigência de estar em dia com as obrigações militares.

Além disso, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos na data da posse e apresentar exigência física e mental para o exercício das funções do cargo.

Por fim, ao se inscrever, o candidato deverá declarar que tem ciência e aceita a exigência de entregar os documentos comprobatórios dos requisitos solicitados no edital, caso seja aprovado.

Nível médio: requisitos específicos

O Instituto Nacional do Seguro Social reafirma que, para o ingresso no cargo de Técnico, os candidatos deverão possuir, até o momento, um certificado de conclusão de curso de ensino médio ou um curso técnico equivalente.

Este documento deve ser devidamente registrado e emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Nível superior: requisitos específicos

O INSS está com vagas abertas para o cargo de Analista do Seguro Social, exigindo dos candidatos diploma de nível superior em áreas específicas. Para se candidatar, é necessário ter um diploma de graduação devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de registro no órgão de classe correspondente.

As oportunidades de atuação para o cargo de Analista do INSS são amplas, permitindo que profissionais de diversas formações contribuam para o serviço público.

Os candidatos têm diploma em áreas como Ciências Contábeis, Estatística, Direito, Administração, Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Telecomunicações), Especialização em Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia, Letras e Serviço Social têm chance de ingressar na carreira.

Concurso INSS: 3 motivos para começar a estudar agora!

Com a expectativa crescente em torno do próximo concurso INSS, é hora de se preparar! Aqui estão três razões convincentes para você iniciar seus estudos imediatamente.

1. Curto espaço de tempo entre a publicação do edital e a prova

Historicamente, o intervalo entre a publicação do edital INSS e a aplicação das provas é bastante limitado, geralmente em torno de dois meses. Isso significa que, se você deixar para estudar na última hora, poderá não conseguir absorver todo o conteúdo programático exigido.

Comece agora, garantindo que você tenha tempo suficiente para revisar todos os tópicos e se sentir preparado.

2. Alta concorrência

No último edital, publicado em 2022 e organizado pelo Cebraspe, foram oferecidas 1.000 vagas imediatas e 2.273 para cadastro reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social.

O resultado? Um total impressionante de 1.023.494 inscrições no concurso INSS! Essa alta demanda destaca a importância de se preparar de maneira eficaz desde já, para se destacar entre os candidatos.

3. Estudo gratuito disponível

Você pode começar a se preparar sem gastar nada! O Curso Grátis INSS – Técnico do Seguro Social da Nova Concursos oferece uma excelente oportunidade para iniciar seus estudos.

A plataforma fornece acesso a materiais que cobrem os principais temas do concurso, permitindo que você inicie sua preparação de forma prática e acessível.

Confira aqui todos os concursos abertos a nível nacional!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso INSS!