INSS: Ministro confirma a convocação de 500 excedentes em 2024!

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social com fachada de vidro e texto sobre a imagem Concurso INSS
INSS: Ministro confirma a convocação de 500 excedentes em 2024!

O concurso INSS tem a confirmação, segundo o ministro da instituição, da convocação de 500 excedentes em 2024!

Os excedentes do concurso Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão ser convocados até dezembro!

Ficou interessado(a)? Fique e confira os demais detalhes sobre a convocação de 500 excedentes em 2024 do concurso INSS!

Curso Grátis INSS 2025

Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!

LIBERAR ACESSO!

Quantos excedentes do concurso INSS serão convocados?

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que os 500 excedentes do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão nomeados até dezembro deste ano. A medida visa reforçar o quadro de servidores da instituição e melhorar o atendimento à população.

O pedido para a convocação dos aprovados do concurso INSS está atualmente em análise no Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A expectativa é que os novos servidores comecem a atuar no segundo semestre deste ano, contribuindo para a redução de filas e o aumento da eficiência no processamento de benefícios.

Lupi destacou a importância da chegada dos novos servidores durante uma declaração na última sexta-feira, dia 5. Segundo o ministro, a nomeação dos excedentes é uma prioridade para garantir um serviço público de qualidade e atender às demandas crescentes dos segurados do INSS.

“Estamos chamando mais 500 do último concurso, ainda este ano. Mas para você ter uma ideia, cerca de 50% dos servidores, hoje, estão trabalhando em casa, num sistema que tem ajudado muito. Eles estão produzindo muito para termos esse resultado (diminuição da fila). Mas, agora, a gente está começando a colocar esses agentes de volta, aos poucos, nas agências, por isso, vamos conseguir ter mais gente”, disse Lupi ao Correio Braziliense.

Além disso, Lupi mencionou que o governo realizará um “pente-fino” em 800 mil benefícios temporários do INSS, com o objetivo de apurar irregularidades e garantir a integridade do sistema de previdência.

O ministro do INSS também discursou sobre a ampliação no número de servidores atuando nas agências. Para Lupi, isso não representará pressão fiscal com a chegada de mais servidores, pois muitos ainda estão em trabalho remoto e precisarão voltar às agências para alcançar o resultado principal, que é a diminuição das filas.

Curso Grátis INSS

Prepare-se com antecedência para garantir a sua vaga! Com o nosso Curso Grátis INSS 2024, você terá acesso a aulas completas e um plano de estudos personalizado para te guiar durante a preparação. Além disso, poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com nossos professores. E o melhor de tudo: é totalmente gratuito! Não deixe essa oportunidade passar. Inscreva-se agora e comece a sua jornada rumo à aprovação!

Mais aprovados no concurso INSS serão chamados?

O diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Roberto Carneiro, afirmou que a instituição pretende convocar todos os aprovados no último concurso para Técnico do Seguro Social. A meta é que as convocações ocorram até maio de 2025, prazo em que encerra a validade da seleção.

A justificativa para a convocação dos excedentes é a presença de 3.351 servidores em abono de permanência, ou seja, em condições de se aposentar a qualquer momento. De acordo com o INSS, esta medida é crucial para garantir a continuidade dos serviços prestados pela autarquia.

Recentemente, o INSS confirmou que não fez uma nova solicitação de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), concentrando seus esforços em obter a autorização para convocar os excedentes do último concurso. A prioridade da autarquia é justamente a chamada dos aprovados para as vagas de técnico do seguro social, que requer nível médio de escolaridade.

“O INSS ressalta que foi pedida a liberação de 300 vagas do último concurso para 2024 e a utilização de outras 1.500 vagas para o ano de 2025”, informou a instituição. Essas 300 vagas mencionadas já foram autorizadas e preenchidas por remanescentes.

Em entrevista ao canal da Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps), o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou o compromisso de convocar mais aprovados.

“Quero aproveitar esse concurso e todos os candidatos remanescentes que têm condições jurídicas de integrar nosso quadro. Vou lutar até o fim para que sejam aproveitados. E tenham bastante otimismo porque o aceno do governo é positivo”, declarou Stefanutto.

Haverá concurso INSS ainda neste ano?

Além da chamada de excedentes, o INSS está preparando um novo concurso para a Perícia Médica, conforme anunciado pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi. Apesar da previsão inicial de publicação do edital até junho de 2024, o processo ainda aguarda autorização do Governo Federal.

O ministro informou que o concurso pretende preencher entre 650 e 660 vagas exclusivamente para o cargo de perito médico. A seleção terá como foco o provimento de vagas em cidades distantes das capitais, com o objetivo de suprir o déficit de profissionais nessas regiões.

“Quem fizer o concurso da Previdência vai ter que ficar pelo menos dez anos no seu órgão. Ser médico é um sacerdócio. No processo da qualificação vai constar a necessidade do período que esse médico perito terá de ficar”, comentou Lupi.

O pedido para a realização do novo concurso está nas mãos da Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Em janeiro deste ano, a ministra confirmou que o concurso será realizado, mas não especificou um prazo para a publicação da autorização.

A carreira de perito médico federal, vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal, exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina. O vencimento inicial para a jornada de 40 horas é de R$ 16.875,99, incluindo o salário base, auxílio-alimentação de R$ 1.000 e Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, no valor de 100 pontos.

Quer ingressar na carreira pública? Confira aqui todos os concursos abertos no país!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso INSS!