O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá edital publicado em 2025 para a carreira de perito que será lotado no Ministério da Previdência Social (MPS).
Vale relembrar que foram solicitadas 1.574 vagas solicitadas para o cargo de Perito Médico Federal, contudo apenas 175 vagas foram autorizadas.
E ainda, há previsão de que o edital do concurso INSS seja publicado antes do Concurso Nacional Unificado.
Concurso INSS terá edital publicado até fevereiro de 2025
Embora ainda não haja informações sobre a escolha da banca organizadora ou a data exata de publicação do edital, uma portaria publicada no Diário Oficial da União estabelece um prazo de seis meses, contados a partir de agosto de 2024, para que o edital seja lançado.
Isso indica que a previsão é de que o concurso seja divulgado até fevereiro de 2025.
As provas devem ocorrer após um intervalo mínimo de dois meses a partir da publicação do edital, o que significa que a primeira etapa do processo seletivo poderá ser realizada a partir de abril de 2025.
Destinado a candidatos de nível superior, o certame que ofertará 175 vagas para o cargo de Perito Médico Federal, vem gerando expectativas, apesar de ainda haver dúvidas sobre o órgão responsável pela publicação do edital.
Por meio do Portal de Acesso à Informação do Governo Federal, o MPS esclareceu que, apesar de boa parte das atividades dos peritos ocorrerem nas Agências da Previdência Social, o concurso será de responsabilidade do Ministério e não do INSS.
Dessa forma, os candidatos aprovados integrarão o quadro funcional do MPS.
11% das vagas autorizadas para o MPS
Apesar da autorização de 175 vagas para o próximo concurso MPS, o número representa apenas 11% das 1.574 vagas solicitadas pela pasta no início do ano. Com isso, a expectativa é de que a demanda por novos servidores no setor possa levar a convocações extras, inclusive de candidatos excedentes.
Durante uma audiência pública no Senado, foi divulgado que o quadro de peritos médicos, que já chegou a contar com 4.500 servidores, sofreu uma significativa redução, contando com apenas 2.900 profissionais em 2023.
Esse déficit impacta diretamente o atendimento da Perícia Médica, refletindo na necessidade de reposição de pessoal.
Conforme a legislação vigente, o MPS pode solicitar a convocação de até 25% a mais de vagas além das inicialmente autorizadas, o que adicionaria 43 novas oportunidades, desde que o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) aprove a medida.
Caso o MPS deseje ampliar o número de convocados acima desse percentual, será necessária autorização especial do Governo Federal, que pode ser concedida por meio de despacho presidencial.
Confira nessa notícia onde vão atuar os aprovados no certame deverão atuar.
Edital será publicado antes do CNU
O INSS está avançando com os preparativos para o concurso de Perito Médico, previsto para ocorrer ainda antes do novo Concurso Nacional Unificado (CNU).
A previsão de publicação do edital é possível graças ao fato de que o INSS mantém autonomia sobre a organização desse processo seletivo, conduzindo-o independentemente das demais seleções que integrarão o CNU.
A expectativa em torno do concurso de Perito Médico é alta, visto que o INSS necessita reforçar seu quadro de peritos para atender à crescente demanda de segurados em todo o país.
Com a reestruturação planejada para a carreira e o aumento de padrões remuneratórios, o Instituto tem buscado atrair candidatos qualificados para o cargo.
De acordo com o cronograma preliminar do INSS, as etapas iniciais do concurso devem ocorrer ainda em 2025, com a primeira fase de provas estimada para janeiro.
Confira aqui outros concursos que estão abertos no Brasil!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso INSS!