Concurso INSS: Edital em março e provas em junho!

Concurso INSS: Servidores em paralisação pedem aumento salarial e publicação de edital!

Atenção concurseiros! O edital do concurso INSS tem previsão de ser publicado em março de 2022, com as provas sendo aplicadas em junho. Ainda falta autorização para o certame, o que deve sair em breve!

Concurso INSS: novo edital em 2022

O edital do concurso INSS está cada vez mais próximo de sair. Assim, ele deve ser publicado em março de 2022, com as provas acontecendo em junho!

Curso Grátis INSS

Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!

LIBERAR ACESSO!

As informações foram divulgadas por um site de concursos, obtidas através de uma fonte interna do órgão.

Entretanto, vale destacar que o concurso ainda não está autorizado e o pedido segue tramitando. Foram solicitadas 7.575 vagas efetivas, sendo 6.004 para Técnicos e 1.571 para Analistas. 

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) Leonardo Rolim, a intenção é realizar o concurso antes das eleições presidenciais de 2022.

Assim, as nomeações poderiam ocorrer ainda no próximo ano. Entretanto, para isso acontecer, o ministro da economia, Paulo Guedes, precisa autorizar a realização a tempo da publicação de um edital até abril.

Concurso INSS: consta no orçamento 2022, diz presidente

O presidente Leonardo Rolim ainda confirmou que há verba na PLOA 2022 para realização do concurso INSS.

A informação foi confirmada para a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

“Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, afirmou Moarcir Lopes, presidente da Fenasps.

Por outro lado, o secretário de Administração e Finanças da Fenasps, Moacir Lopes, afirmou que a notícia foi dada durante reunião.

“Sim, ele (o presidente do INSS) nos comunicou na reunião virtual, com 264 servidores presente. Se por um lado é um avanço por outro o Congresso está com um grande impasse porque aprovar a PEC 32, em tese, sendo aprovada suspenderia os concursos públicos. A luta segue, o INSS está com muitos problemas por falta de servidores. Estamos há cinco anos na luta por concurso público”, disse o secretário.

Moacir afirmou ainda que estão acontecendo, de forma virtual, negociações com o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni.

Déficit de servidores aumenta no INSS

Portanto, o déficit de servidores no órgão não para de aumentar, enquanto o novo concurso INSS não é autorizado.

Assim, até o mês de setembro de 2019, eram cerca de 19.400 cargos vagos de Técnico e Analista.

Posteriormente, em 2020 esse número chegou a mais de 21.000 cargos vagos; entretanto já aumentou novamente.

Portanto, de acordo com informações da autarquia, até agora são mais de 23 mil cargos vagos.

Na carreira de Técnico do Seguro Social (nível médio), há a falta de 19.761 servidores.

Além disso, existe um elevado número de servidores que já possuem condições de se aposentar e podem deixar o quadro a qualquer instante.