Ótima notícia! O novo concurso INSS pode ser realizado antes das Eleições 2022, a informação foi passada pelo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Rolim. O anúncio foi feito através de uma videoconferência na última terça-feira, 13 de julho.
Além disso, durante essa reunião, o presidente comentou sobre o cargo de Técnico, que teria exigiria o ensino superior dos candidatos. Entretanto, o diretor de Gestão de Pessoas e Administração, Rogério Souza, descartou essa opção ainda em junho deste ano.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
“Não haverá alteração de escolaridade. Essa foi apenas uma sugestão. Um próximo concurso deve exigir o nível médio para o técnico” explicou Souza.
- Adquira: Apostilas concurso INSS
- Adquira: Curso Online concurso INSS
Ademais, o Ministério da Economia ainda precisa autorizar o concurso. No momento, a pasta avalia o pedido para preenchimento de 7.575 vagas em todo o Brasil.
Nesse sentido, as vagas para os cargos de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social. O salário inicial é de R$ 5.447,78 e R$ 8.357,07 respectivamente. São várias áreas de especialidade ofertadas.
Etapas do concurso INSS
A princípio, entre todas as etapas, o INSS divulgou as disciplinas que irão cair no concurso público. Esse é um ponto importante para que o candidato já comece a se preparar para o certame.
Ademais, as disciplinas que serão cobradas dos candidatos, para ambos os cargos, serão as seguintes:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Administrativo, Constitucional;
- Sistema de Seguridade Social.
Entretanto, para Analista, as provas devem contar com conhecimentos específicos de acordo com a especialidade do edital.
Último concurso
Em primeiro lugar, vale relembrar o último edital publicado para Técnicos e Analistas, realizado em 2015. Na época, foram oferecidas 950 vagas, sendo o número inexpressivo diante do deficit de servidores da época.
Além disso, candidatos à Técnico do concurso, foram submetidos a provas objetivas, com 120 questões de múltipla escolha. Veja as disciplinas ofertadas para cada cargo:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional, Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos Específicos.
Analista
- Português;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional, Administrativo;
- Legislação Previdenciária, Assistência Social;
- Saúde do Trabalhador;
- Pessoa com Deficiência.