O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o MPS (Ministério da Previdência Social) teve avanços na escolha da banca organizadora do novo edital para Perito Médico Federal.
A banca organizadora está sendo escolhida e deve ser anunciada no decorrer dos próximos dias, tendo em vista que o órgão prevê a publicação do edital em meados de dezembro.
O edital INSS deve ser publicado até maio de 2025, prazo máximo permitido pela portaria que autoriza a seleção, com vagas imediatas e para formação de cadastro reserva para a carreira de nível superior de escolaridade.
Comissão organizadora do concurso INSS foi anunciada
O concurso INSS para o cargo de Perito Médico Federal avançou na preparação do certame com a formação oficial de sua comissão organizadora. A portaria que institui o grupo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (22).
A comissão terá a responsabilidade de planejar, organizar e supervisionar todas as etapas do concurso do INSS, além de selecionar e contratar a banca examinadora que conduzirá a aplicação das provas. Entre as principais atribuições do grupo, destacam-se:
- Fornecimento de informações necessárias à elaboração dos editais;
- Supervisão dos serviços prestados pela banca contratada;
- Análise e validação dos editais e comunicados relacionados ao concurso;
- Recebimento e análise de relatórios com os resultados das provas;
- Aprovação de atos como o cronograma de execução, minuta do edital, conteúdos das provas e outras medidas essenciais para o andamento do processo.
Os membros que compõem a comissão organizadora são os seguintes servidores:
- Adroaldo da Cunha Portal, Secretário de Regime Geral de Previdência Social, da Secretaria de Regime Geral de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social, que a presidirá;
- Márcia Rejane Soares Campos, Diretora do Departamento de Perícia Médica Federal, da Secretaria de Regime Geral de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social;
- Marília Gava, Coordenadora-Geral de Perícia Médica de Natureza Assistencial, Administrativa, Trabalhista e Tributária, do Departamento de Perícia Médica Federal, da Secretaria de Regime Geral de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social;
- Victor Nunes Weber, Coordenador-Geral de Demandas Judiciais e Externas, do Departamento de Perícia Médica Federal, da Secretaria de Regime Geral de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social;
- Osório Chalegre de Oliveira, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Previdência Social;
- Patrick Barcellos Peixe, Coordenador-Geral de Gestão e Administração, da Secretaria Executiva, do Ministério da Previdência Social; e
- Jorge Luiz Reis Viana, Chefe de Divisão de Apoio Administrativo, da Coordenação de Apoio Administrativo, da Secretaria Executiva, do Ministério da Previdência Social.
Confira o documento na íntegra aqui .
O próximo passo será a escolha da banca organizadora, prevista para ser definida nos próximos meses, antes da publicação do edital INSS.
Cronograma previsto
Confira abaixo o cronograma previsto do concurso INSS:
Concurso INSS está em fase de escolha da banca organizadora
O Ministério da Previdência Social (MPS) divulgou nesta terça-feira, 26, novos detalhes sobre o andamento do concurso público para o cargo de Perito Médico do INSS. Segundo informações do órgão, o processo de contratação da banca organizadora foi encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que analisará e poderá fornecer uma previsão para o anúncio oficial.
Embora o MPS não tenha estabelecido uma data para a divulgação da banca, a consulta ao MGI alimenta especulações sobre a possibilidade de adesão ao Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025.
Desde novembro, o MGI está em contato com os órgãos autorizados a realizar concursos para verificar o interesse em participar da nova edição do CNU.
Os órgãos deveriam enviar suas respostas até o início deste mês, mas a decisão final sobre a realização da segunda edição do Concurso Unificado e seus participantes está prevista para dezembro, segundo fontes do Governo Federal.
Caso o MPS opte pela adesão ao CNU 2025, os prazos para o lançamento do edital e demais etapas serão definidos pelo MGI. Por outro lado, se seguir um planejamento independente, a expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano, conforme indicam os preparativos em curso.
Serão 500 vagas ofertadas no edital INSS para Perito
O número inicial de 175 oportunidades foi elevado para 250 vagas imediatas, além de outras 250 para formação de cadastro de reserva, totalizando 500 oportunidades de convocação ao longo da validade do concurso INSS .
Com essa ampliação, o órgão também obteve uma nova extensão do prazo para a publicação do edital. Agora, a previsão é que o documento seja divulgado até maio de 2025 . As provas deverão ser aplicadas pelo menos dois meses após a publicação, respeitando o cronograma mínimo.
O cargo de Perito Médico exige formação superior em Medicina, sendo uma carreira de grande relevância para o atendimento das demandas de perícias médicas relacionadas aos benefícios previdenciários.
Tem interesse em ingressar na carreira pública? Confira aqui todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso INSS!