Foi solicitado pela Fenasps, a realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para cargos efetivos ainda neste primeiro semestre de 2020.
[mauticform id=”151″ chamada=”Etapas do Concurso, Estilo da Provável Banca, Estatísticas por Disciplina e Como montar seu Cronograma de Estudos!” titulo=”BAIXE GRÁTIS: Raio-X INSS 2020!” track=”form-pdf-raio-x-inss”]Fenasps pede a realização do concurso INSS
Enquanto o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social declarava que a realização do concurso INSS é necessária, sindicalistas em todo o país reforçaram a luta pelas contratações efetivas.
Em Plenária Nacional realizada pela Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), com representantes de 16 estados, o grupo aprovou o Plano de Luta de categoria.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Entre as reivindicações, está a realização do concurso INSS ainda no primeiro semestre de 2020. Outros pleitos incluem o Plano de Carreira com incorporação de gratificações e adicional de qualificação, nova tabela de Progressão Funcional e programas de prevenção a saúde do trabalhador.
Índice
As reivindicações fazem parte do acordo de greve do ano de 2015, que ainda não foi cumprido. A categoria vai participar da Greve Unificada dos Servidores Públicos Federais no dia 18 de março de 2020.
No dia 07 de março, o novo presidente do INSS, Leonardo Rolim, declarou que a realização do concurso público será necessária.
Ao ser questionado sobre como a fila de pedidos de benefícios não voltará a crescer após a aplicação das medidas emergenciais (contratação de aposentados e reservistas), o presidente afirmou que avaliará a contratação de pessoal efetivo.
“Estamos em um processo de transformação digital. Concluindo esse processo, vou saber qual é o perfil de servidor que preciso e qual é o quantitativo. A partir daí, vejo o que vai acontecer nos próximos anos de aposentadoria e faço um planejamento de concursos. Vamos precisar fazer concursos, mas agora não é o momento”.
Após isso, e também com a transformação digital da autarquia, será possível identificar qual é a real necessidade de servidores que precisam ser contratados. Apesar do que disse na entrevista, o presidente do INSS ainda não deu nenhum posicionamento direto para a Fenasps.
Pedidos de benefícios podem chegar a 2 milhões
De acordo com informações publicadas pela Agência Brasil, o número de pedidos de benefícios que aguardam análise no INSS é de cerca de 1,8 milhão. Entretanto, segundo os dados da diretoria da Fenasps, o número já passa de 2 milhões.
Devido à diferença entre o levantamento do sindicato e os números que estão sendo divulgado pelo Governo, a entidade informou que solicitou da Presidência todos os dados sobre as questões dos benefícios represados e outras informações pertinentes.
Vários fatores são apontados tanto pelo Governo, quanto por especialistas para que o INSS chegasse na atual situação. A transformação digital e as políticas de previdência dos últimos anos fizeram crescer muito o número de pedidos de benefício recebidos pelo órgão.
Outro motivo apontado, é a falta de servidores em número suficiente para lidar com a demanda. O último concurso público do INSS foi realizado no ano de 2015, e mesmo naquela época o número de contratações foi considerado muito inferior diante da necessidade existente.
Para realizar um novo concurso INSS com vagas para efetivos, o órgão precisa do aval do Ministério da Economia. Em pedido enviado ao Governo no ano de 2018, foi solicitado pelo INSS o preenchimento de mais de 7.000 vagas em cargos de níveis médio e superior.