Atenção concurseiros! O concurso
INSS (Instituto Nacional do Seguro Social
) registra mais de 3.000 aposentadorias no órgão, aumentando ainda mais o déficit no quadro de servidores.
⇒ Confira todas as informações na página do concurso!
Déficit no quadro de servidores do INSS
Enquanto o concurso INSS não é autorizado pelo Ministério da Economia, o déficit no quadro de servidores só aumenta. De acordo com dados recentes do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do Governo Federal, apontam que só até o mês de maio de 2019, ocorreram 3.602 aposentadorias.
O maior índice foi registrado no mês de fevereiro, quando 1.093 servidores deixaram o quadro. Em maio deste ano foram 453 servidores, desses, 412 deixaram cargos de nível médio, cujo déficit é maio no quadro da autarquia, o que representa mais de 90%.
Atualmente o número de cargos vagos no INSS é cerca de 10 mil, conforme aponta o MPF (Ministério Público Federal), na Recomendação para autorização do concurso. Além disso, outros 9 mil servidores recebem Abono de Permanência e podem se aposentar a qualquer instante.
Enquanto isso, os processos pendentes que estão aguardando análise de servidores já chegam a quase 3 milhões, a falta de concurso gera gastos de R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos. Especialistas apontam que as medidas anunciadas pelo governo não resolvem a questão de pessoal.
Serviços do INSS poderão ser acessados por telefone e internet
O INSS informou que a maioria dos serviços prestados pela autarquia poderão ter atendimento remoto.
À medida que passa a valer a partir desta quarta-feira (10/07), contempla 90 dos 96 serviços prestados pelo INSS. Os usuários poderão receber atendimento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.
Em virtude das peculiaridades, seis serviços terão atendimento exclusivamente presencial. Os segurados ainda terão que comparecer obrigatoriamente ao INSS nos seguintes casos:
- Avaliação Social;
- Devolução de Documentos;
- Prova de Vida;
- Perícia Médica;
- Outros Cumprimentos de Exigências;
- Vista ou Carga de Processos.
O atendimento pelo telefone 135 será prestado de segunda-feira a sábado das 7h às 22h. O Meu INSS pode ser acessado pelo navegador ou pelo aplicativo de celular. O cadastro pode ser realizado diretamente no Meu INSS ou nos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
» Prepare-se para o concurso INSS + BÔNUS (GRÁTIS) «
O INSS é o primeiro órgão público federal que completou a meta de informatização de serviços. Com um grande déficit de pessoal, a autarquia acumula em 2019 mais de 22 mil cargos vagos e a automatização dos serviços é um dos métodos encontrados pelo órgão para solucionar a falta de pessoal.