Haverá novas convocações dos aprovados no último Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! Os nomeados serão para o cargo de Técnico do Seguro Social.
A FENASPS (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) anunciou a informação após a reunião da Mesa Setorial do INSS, realizada em 16 de janeiro de 2025.
Segundo a Federação, o INSS está trabalhando para realizar novas convocações para o Curso de Formação, com início previsto para 20 de março. Portanto, as nomeações devem ocorrer até o dia 4 de maio de 2025.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Continue comigo para saber todas as atualizações do Concurso INSS.
Índice
Panorama do último Concurso INSS
O último concurso do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social foi realizado em 2022, e desde então, os candidatos aprovados vêm sendo convocados. Até o momento, mais de 1.262 aprovados já foram chamados para preencher as vagas disponíveis, embora 55 não tenham assumido os cargos.
Durante a reunião da Mesa Setorial do INSS, foi anunciado que o curso de formação para os novos servidores está previsto para começar em 20 de março de 2025, com as nomeações a serem feitas até 4 de maio de 2025.
O curso é uma etapa fundamental para preparar os candidatos, abordando tanto a teoria quanto a prática necessárias para o desempenho das funções.
É válido lembrar que em dezembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a nomeação de 300 candidatos excedentes para o cargo de Técnico do Seguro Social.
Com a nomeação de 300 excedentes, o concurso de 2022 contará com a incorporação de 1.507 novos servidores aos quadros da autarquia.
Apesar da convocação depender da disponibilidade de vagas, a maior demanda do INSS é para o cargo de Técnico do Seguro Social, que possui atualmente 20.456 vagas abertas. Portanto, mesmo com os excedentes do último concurso, será necessário a abertura de mais um edital
Além disso, a FENASPS informou que o governo solicitou a convocação de mais 78 aprovados, sendo 59 vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) e 19 para candidatos negros (PN).
A validade do concurso encerrará em maio de 2025, sendo esse o prazo máximo para as convocações dos aprovados ocorrerem.
Concurso INSS abrirá vagas para Analista em 2025
Durante o encontro, o INSS também mencionou a realização de um novo concurso para o cargo de Analista. O certame, destinado ao provimento de vagas de nível superior, está previsto para ocorrer ainda em 2025.
De acordo com informações divulgadas pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, o INSS planeja lançar um edital para o cargo de Analista do Seguro Social em 2025, contudo, a data exata ainda não tenha sido confirmada.
O concurso deverá priorizar a contratação de profissionais de nível superior, visando fortalecer o quadro de servidores da autarquia.
Embora o foco principal seja o cargo de Analista, existe a possibilidade de ampliação para novas vagas de Técnico do Seguro Social, que exige formação de nível médio.
Essa possibilidade se torna mais provável, especialmente se o edital incluir o cargo de Analista Previdenciário, que permite formação superior em qualquer área.
Diante do esgotamento gradual do quadro de servidores, o novo Concurso INSS é considerado essencial para assegurar a continuidade e a eficiência dos serviços oferecidos pela autarquia.
A ampliação do número de Analistas e Técnicos tem como objetivo atender à crescente demanda por serviços previdenciários e agilizar a análise de processos administrativos.
Concurso INSS para Perito está em andamento
É válido lembrar que o edital para o concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) juntamente com o INSS está em andamento e terá provas dia 16 de fevereiro.
O concurso é para o cargo de Perito Médico Federal do INSS e oferece 500 vagas, sendo 250 imediatas e 250 para formação de cadastro reserva. É necessário ter diploma em Medicina reconhecido pelo MEC e o salário inicial é de R$14.166,99.
As provas ocorrerão nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A prova objetiva contará com 120 questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos.
O concurso do INSS terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.