Concurso INSS: Tem novo presidente! Como fica a próxima seleção?

Concurso INSS: Servidores em paralisação pedem aumento salarial e publicação de edital!

Atenção concurseiros! A presidência do Instituto Nacional do Seguro Social foi trocada nesta semana pelo Governo Federal. Isso poderá impactar no próximo concurso INSS. Foram solicitadas 7.575 vagas para todo país.

Índice

Curso Grátis INSS 2025

Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!

LIBERAR ACESSO!

Concurso INSS: troca na presidência pode alterar seleção?

Leonardo Rolim foi exonerado do cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta sexta-feira (05).

Agora, ele foi nomeado secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, cargo que ocupava antes de ser presidente. Narlon Gutierre Nogueira foi dispensado.

E o Diário Oficial da União já trouxe o nome do substituto nomeado: José Carlos Oliveira, até então superintendente regional do Sudeste.

Agora, isso poderá impactar no novo concurso do INSS? Primeiro é preciso entender como funcionam a mudança no comando.

Isso porque foi o então presidente Leonardo Rolim, exonerado, quem anunciou o novo concurso antes das Eleições de 2022 e afirmou que a necessidade era grande devido às vacâncias no instituto.

Como Rolim está apenas mudando de cargo, não deixando o governo e na nova posição ele poderá ter mais interlocução, uma vez que atuará como secretário de Previdência do Ministério do Trabalho.

Assim, ele poderá continuar dialogando com o Ministério da Economia para que o novo concurso seja liberado.

INSS poderá perder 22% de seus servidores até 2026

Se não publicar um novo concurso, o INSS terá que arcar com os desligamentos, que podem chegar a 22% em cinco anos.

De acordo com o instituto, a baixa deve ser de 4.569 servidores até 2026, por isso há uma grande necessidade de reposições, o que faz a pressão por um novo certame aumentar.

Considerando o atual quadro de 20.301 servidores, o quantitativo será de 22,50% do efetivo, representando um risco à performance institucional.

“Soma-se a isso o fato de outras situações não previstas, tais como falecimento, afastamentos legais, demissões, exonerações e vacâncias, cessões, requisições e movimentações para outros órgãos”, explicou o INSS.

Além disso, o quadro de temporários também será reduzido, com a saída de 2.275 contratados, pois os contratos terminarão em dezembro de 2021.

“(A saída) impactará diretamente no atendimento à população, ocasionando o aumento de demandas judiciais, aumentando o custo da máquina pública, além de provocar o não atendimento da população”, disse o INSS.

Segundo o Instituto, a contratação possibilitará que o INSS cumpra sua missão institucional, “com o reconhecimento tempestivo de direitos previdenciários do RGPS e demais serviços prestados à sociedade, sem prejuízo ao atendimento aos cidadãos”.

Confira 7 fatos de que o edital está cada vez mais próximo, clicando aqui.

Além disso, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o orçamento para o novo certame consta no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para 2022, que ainda será votado.

“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade“, afirmou Moacir Lopes, secretário da Fenasps.

Concurso INSS: previsão é para mais de 7 mil vagas em 2022

O pedido para o concurso INSS segue em análise do Ministério da Economia e deve ser lançado com 7.575 vagas no ano que vem, em 2022. Caso aprovado, o edital pode ofertar os cargos de:

  • Técnico do Seguro Social
    • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas),
    • Combate à Fraude (734),
    • Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216),
    • Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40),
    • Serviço de Cobrança Administrativa (34),
    • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
  • Analista do Seguro Social
    • Serviço Social (463 vagas), 
    • Reabilitação Profissional (702) e 
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Para Técnicos é cobrado o nível médio e o salário é de R$ 5,4 mil. Já para Analista, a cobrança é de nível superior, com salário de R$ 8,3 mil.

Vai ter redação no concurso INSS? Confira!