Atenção, concurseiros! Após grande espera, está autorizado o concurso INSS 2022 (Instituto Nacional do Seguro Social) para 1.000 vagas para o cargo de Técnico. Entretanto, mais 250 convocações podem surgir!
Concurso INSS: quantas convocações serão?
O próximo concurso público do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado e ofertará 1.000 vagas de Técnico.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Entretanto, são grandes as chances de, ao menos, 1.250 aprovados serem convocados durante o prazo de validade do certame.
Isso porque o Decreto 9.739/19, que regulamenta os certames públicos federais, permite que os órgãos possam solicitar mais 25% das vagas já previamente autorizadas.
Portanto está praticamente certo que o INSS fará essa solicitação ao Ministério da Economia ao término do concurso.
Além disso, os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país.
Cargos vagos aumentam
Enquanto o novo edital não sai, o INSS vê o número de cargos vagos aumentando. Atualmente já são 23 mil vacâncias.
Assim, somente para Técnico do Seguro Social, ao todo, faltam 21 mil servidores, o que aumenta a pressão para o novo edital urgente!
Além disso, de acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), essa carência fez com que fosse formada uma fila atendimento de 3 milhões de pessoas.
Fora isso, 2.411 cargos vagos são na de Analista do Seguro Social. Ao todo é um aumento de 26% em relação ao número de 2016.
Sendo assim, hoje existem 19.570 servidores na ativa, sendo 13.612 Técnicos, 4.163 Analistas e 1.795 em outras carreiras
Próximo passo é escolher a organizadora do concurso INSS
Os estudos para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguem em andamento.
Vale destacar que a banca organizadora será definida até agosto, segundo o próprio Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência.
“Finalmente faremos um concurso para admissão de mil novos servidores para iniciar a recomposição da força de trabalho dos servidores do INSS. Levando em consideração que nós acabamos de sair de uma pandemia que afetou o mundo inteiro e esse é um dos únicos concursos que foi autorizado, isso demonstra a sensibilidade desse governo em voltar os seus olhos para o atendimento das pessoas, principalmente das mais vulneráveis, parcela da população que é atendida nas agências do INSS”, destacou o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira.
Além disso, o ministro lembrou que o número de vagas não foi o inicialmente solicitado pelo órgão, mas que já representa um avanço.
“Levando em consideração todas as restrições que passamos por conta da pandemia e a consequente crise econômica no mundo, foi o número que conseguimos. Isso já demonstra a preocupação com uma autarquia tão importante como é o INSS, autarquia presente na vida de praticamente toda a família brasileira”, disse.
O cargo de Técnico do Seguro Social oferece salário de aproximadamente R$ 6,5 mil.