Atenção, concurseiros! O concurso INSS estará incluso no PLOA 2022, de acordo com secretário da Fenasps. Confira mais informações!
- Confira: Como Montar um Mapa Mental (Grátis)
O secretário de Administração e Finanças da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, divulgou algumas informações que vieram de dentro do INSS sobre o PLOA 2022.
Índice
- Adquira: Apostila Concurso INSS
- Adquira: Curso Online Concurso INSS
Confira o pronunciamento de Lopes:
“Os gestores do INSS confirmam que os montantes para concursos estarão no orçamento. Não há garantia formalizada nisso, mas há informações que a gente pega com os trabalhadores da equipe do INSS porque sempre tem o pessoal que nos dá um quadro disso.”
Além disso, o secretário também disse que está tentando realizar uma reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para confirmar a presença do concurso INSS na Proposta de Lei Orçamentária Anual do ano que vem.
Lopes comentou, ainda, sobre a necessidade de novas seleções para o Instituto Nacional de Seguro Social:
“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade. O concurso é fundamental para acabar com a fila de espera, reduzir prazo de atendimento dos segurados e evitar os riscos de haver descontinuidade dos serviços prestados. Ao contrário disto, será um caos sem precedentes.”
Pedido de vagas pode ser insuficiente para o INSS
De acordo com o secretário da Fenasps, a quantidade de vagas que foi requisitada ao ME (Ministério da Economia) é insuficiente para suprir as necessidades do INSS. Confira a fala de Lopes:
“Desde a retomada dos concursos a partir de 2003, os concursos são realizados para determinado número de vagas e, após convocarem todos os aprovados na primeira chamada, ampliam a validade convocando mais aprovados no concurso. A Federação e o MPF haviam pedido a contratação de aproximadamente 23 mil servidores. O total de 7.575 é insuficiente para a demanda.”
Última seleção do INSS foi há mais de cinco anos!
A última seleção do INSS ocorreu em 2015, com uma oferta de 950 vagas.
O Instituto já sofria com a falta de pessoal na época e as vagas ofertadas não foram suficientes para suprir as necessidades do órgão.
As vagas ofertadas naquele ano foram para os cargos de Técnico e de Analista e os candidatos foram avaliados por duas Provas, uma sobre Conhecimentos Básicos e outra sobre Conhecimentos Específicos.
Na Prova dos Técnicos, os assuntos cobrados foram:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Seguridade Social (Conhecimento Específico).
Já nas Provas dos Analistas, o que foi cobrado foi:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação de Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência;
- Serviço Social (Conhecimentos Específicos).
Depois do concurso de 2015, o INSS fez outro pedido de novo certame em 2018, que também requisitou 10 mil vagas. A seleção não se iniciou, porém, porque o ME recusou o pedido.