O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá edital publicado até fevereiro de 2025 com a oferta de vagas para profissionais da área de perícia médica e o ministro da Previdência reforçou a lotação inicial dos aprovados no certame.
Vale destacar que além da autorização para a realização de um novo certame, foi aprovado o pedido para a convocação de excedentes para o cargo de Técnico de Seguro Social.
Interessado(a) no concurso do INSS e quer saber em quais locais os aprovados irão atuar? Acompanhe nossa página e fique por dentro de todas as informações sobre o certame!
Concurso INSS: Cidades de lotação
O Instituto Nacional do Seguro Social confirmou que as vagas do próximo concurso para peritos não serão destinadas a grandes regiões metropolitanas. Embora os locais exatos de lotação ainda não tenham sido definidos, a informação foi dada em comunicações recentes com o órgão.
Índice
A medida é vista como uma oportunidade para muitos candidatos que preferem um estilo de vida mais tranquilo, fora dos grandes centros urbanos.
Trabalhar em cidades menores pode oferecer uma série de benefícios, como um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, menos tempo perdido no trânsito e um custo de vida mais acessível. Esse diferencial pode atrair candidatos interessados em uma rotina mais equilibrada.
Além disso, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, reforçou que os aprovados no concurso para peritos do INSS deverão cumprir um período mínimo de permanência na cidade em que foram lotados inicialmente. Essa medida tem como objetivo garantir que as cidades que mais precisam de peritos mantenham servidores suficientes para reduzir a fila de atendimentos.
“Já aviso aqui ao vivo e a cores: não adianta quem está morando em São Paulo, no meu Rio de Janeiro ou em Brasília fazer o concurso para depois pedir um padrinho para sair do Nordeste. Não vai poder! Queremos que os novos médicos peritos sejam aprovados para ficar naquela cidade que tem uma necessidade. Se não, não adianta”, destacou Lupi durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro , da rede EBC.
A adoção de uma cláusula de permanência já vem sendo discutida desde 2023, quando o ministro comentou, em uma audiência no Senado Federal, sobre a possibilidade de exigir que os novos aprovados cumpram um período mínimo na primeira lotação antes de solicitar a transferência.
A proposta de Lupi é estender essa permanência obrigatória para quatro ou cinco anos, especialmente em cidades com grande carência de servidores.
“Hoje, a lei fala de uma permanência de dois anos. Eu quero aprovar para quatro ou cinco anos, no mínimo, a permanência onde há necessidade, senão não adianta ter concurso”, reforçou Lupi.
A medida busca garantir a continuidade dos atendimentos em regiões que reúnem a maioria dos profissionais, contribuindo para a eficiência dos serviços prestados pelo INSS.
Quando o edital será publicado?
O Ministério da Previdência Social autorizou a realização de um novo concurso público para a oferta de 175 vagas no cargo de Médico Federal. A autorização, publicada em portaria oficial, determina que o edital deverá ser lançado até fevereiro de 2025, respeitando o prazo de até seis meses para sua publicação.
Com a autorização, o próximo passo será a contratação da banca organizadora, que ficará responsável por elaborar o edital INSS e conduzir todas as etapas do processo seletivo.
Por fim, com a publicação do edital se aproximando, é fundamental que você comece sua preparação o quanto antes para aumentar suas chances de conquistar uma das vagas oferecidas no certame. Para ajudar nessa jornada, nós, da Nova Concursos, reunimos as principais disciplinas que costumam ser mais cobradas nas provas do concurso.
Vagas autorizadas no concurso INSS
Apesar da autorização para o concurso do Ministério da Previdência Social (MPS) contemplar 175 vagas para peritos, esse número representa apenas 11% do solicitado. Em fevereiro deste ano, o MPS exigiu 1.574 vagas, evidenciando um déficit significativo no quadro de servidores da Perícia Médica.
Vale destacar que as vagas que serão ofertadas no concurso INSS estão previstas no PLOA 2025.
A carreira, que já conta com 4.500 profissionais, possui atualmente apenas 2.900 peritos, conforme divulgado em audiência pública no Senado.
Para amenizar o problema, há possibilidade de convocação de excedentes. A legislação permite ao MPS solicitar a convocação de até 25% a mais de candidatos do que o número de vagas inicialmente autorizadas, o que pode resultar na convocação de mais 43 peritos, se o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) der o aval.
Contudo, para preencher um número superior a esses 25% adicionais, o MPS precisaria de uma autorização especial do Governo Federal, que só poderia ser concedida por meio de um despacho presidencial. Essa alternativa poderá ser considerada diante do grande déficit de servidores e da necessidade de reforço no atendimento.
Além disso, o concurso INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social foi adiado. Isso ocorreu devido à prorrogação do último edital, publicado em 2022, e à nomeação de mais de 1.200 novos servidores.
Foi aprovado um pedido para a convocação de 500 excedentes para esse cargo, o que torna inviável a realização de um novo concurso para o Técnico até ao término da validade do edital vigente, previsto para maio de 2025.
Confira aqui outros concursos que estão abertos no Brasil!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso INSS!