Atualizações sobre o concurso INSS. Esta semana será realizada uma reunião entre o Ministro do Trabalho e Previdência e a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos. Ademais, espera-se que o novo concurso, que ainda aguarda aval, seja uma das pautas discutidas.
Portanto, na próxima quarta-feira, 16 de fevereiro, será realizada uma reunião entre o ministro Onyx Lorenzoni e a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP), a fim de discutir as reivindicações da carreira e o novo concurso INSS.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso INSS
- Adquira: Curso Online Concurso INSS
Além disso, vale frisar que o concurso INSS ainda aguarda o aval do Ministério da Economia, de forma que nesse período novas paralisações foram realizadas pelos servidores e novas vacâncias vem sendo formadas. Sendo assim, entenda os detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso INSS: panorama geral
Primeiramente, é essencial recordar que um novo concurso INSS vem sido requisitado com urgência, uma vez que o Instituto Nacional de Seguro Social já conta com 23 mil cargos vagos, o que vem prejudicando o trabalho do órgão.
Além disso, foi enviado ao Ministério da Economia um pedido para a realização da seleção para o provimento de 7.575 oportunidades. Entretanto, há tempos o aval é aguardado.
Consequentemente, os funcionários do Instituto vêm realizando paralisações para pressionar o Ministério a autorizar o processo seletivo de caráter urgente. Nesse sentido, nos últimos dias 31 de janeiro e 08 e 09 de fevereiro foram realizadas paralisações que impactaram mais de 50 mil perícias médicas.
Além disso, os protestos reivindicam, além da realização de um novo concurso público, a fixação de, no máximo, 12 atendimentos presencias como meta diária e a recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022 (19,99%).
Sendo assim, na próxima quarta-feira será realizada uma reunião entre o Ministro do Trabalho e Previdência e a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos a fim de discutir tais reivindicações, de forma que se espera que o novo concurso também seja pauta.
Mais de 3 mil servidores podem ser perdidos
É igualmente essencial frisar que sem a realização de um novo concurso INSS, o Instituto pode perder mais de 3 mil servidores este ano. Isso porque cerca de 3.796 deles estão em abono permanência.
Nesse sentido, o abono funciona como um incentivo para aqueles servidores que já possuam todos os requisitos para solicitar a aposentadoria, mas que escolhem permanecer trabalhando no Instituto.
Entretanto, como tais funcionários já possuem todos os requisitos para se aposentar, é provável que a qualquer momento muitos deles deixem o trabalho, gerando ainda mais cargos vagos no Instituo, fazendo com que a urgência de um novo processo seletivo seja cada dia maior.
Concurso INSS: detalhes
Em suma, o que foi solicitado ao Ministério da Economia foi a realização de um novo concurso INSS para o provimento de 7.575 oportunidades de níveis médio e superior em todo o país.
Além disso, as vagas seriam destinadas aos cargos e especialidades a seguir:
Técnico do Seguro Social – nível médio
- Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas);
- Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40);
- Combate à Fraude (734);
- Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216);
- Serviço de Cobrança Administrativa (34);
- Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46); e
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
Analista do Seguro Social – nível superior
- Serviço Social (463 vagas);
- Reabilitação Profissional (702); e
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Nesse sentido, os salários a serem recebidos pelos aprovados no concurso público possuirão o valor de cerca de R$ 5.447,78 para nível médio e R$ 8.357,07 para nível superior.