O concurso INSS continua tendo como requisito o nível médio para o cargo de Técnico do Seguro Social, afirmou o diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS, Rogério Souza.
A dúvida na mudança, teria sido após a publicação de uma nota nas redes sociais enviada pelo INSS, ao Ministério da Economia, solicitando 7.525 vagas ao todo.
No documento, para as vagas de Técnico, estaria o pedido para a carreira passar ao nível superior.
- Adquira: Apostilas concurso INSS
- Adquira: Curso Online concurso INSS
Porém, Rogério Souza garantiu que não haverá a mudança de escolaridade. Pois, seria necessário também uma elaboração de projeto para votação no Congresso Nacional, que foi rechaçado pelo diretor.
“Enviamos o pedido de concurso e, agora, aguardamos uma posição do Ministério da Economia. Entendemos que outros órgãos da administração pública federal também encaminharam suas solicitações e precisam reforçar os seus quadros. No caso do INSS, precisamos de servidores para repor a força de trabalho para garantirmos um atendimento mais célere aos segurados e, consequentemente, que eles tenham acesso aos benefícios”, afirmou Rogério.
Isso porque o deficit de funcionários no INSS já passa de 24 mil, segundo dados de Abril desse ano, e é preciso substituir a contratação de 3 mil temporários, sendo militares e civis aposentados.
Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, a área de maior necessidade para Analistas, é a com formação em Assistência Social. Porém, se o concurso for aprovado, provavelmente outras especialidades serão oferecidas.
Edital concurso INSS
Um novo concurso público precisa ser aprovado, e está nas mãos do Ministério da Economia agora. As vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma: 6.004 vagas para Técnico de Seguro Social e 1.571 vagas para Analista de Seguro Social.
As remunerações variam de acordo com a escolaridade, um Técnico ganha o salário inicial de R$ 5.447,78 enquanto o Analista tem ganhos iniciais de R$ 8.357,07. Mais benefícios.
Além disso, o regime de contratação é estatutário, que garante maior estabilidade ao servidor.
Além disso, o INSS não realiza um concurso para efetivos desde 2015, um pedido foi enviado ao Ministério da Economia em 2018, porém não foi autorizado.
Provas do concurso
Com a proximidade de liberação do concurso, é bom que os candidatos já iniciem sua preparação o quanto antes, para que possam aproveitar um tempo de estudos maior e se preparar de uma forma melhor para as provas.
No último concurso, foram cobradas 120 questões para ambos os cargos, com disciplinas diferentes sendo cobradas nas provas objetivas, confira:
Técnico de Seguro Social
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Informática;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Conhecimentos Específicos.
Analista de Seguro Social
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional, Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação da Assistência Social;
- Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.