Após 15 anos de espera, um edital do concurso IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) está próximo de ser publicado. Serão 80 vagas de nível superior. Veja detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando será publicado o edital do concurso IPEA?
Ainda em novembro de 2023! Sim, isto mesmo. Um novo edital será publicado em breve para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Segundo o presidente substituto do instituto, Claudio Amitrano, o documento de abertura da seleção sai até dia 30 deste mês.
Além disso, ele confirmou que a publicação vai acontecer no hotsite (https://www.ipea.gov.br/concurso ) criado especialmente para divulgar informações do concurso.
“Será uma grande oportunidade para ampliar a diversidade e fortalecer a atuação estratégica do Ipea em suas unidades no Rio de Janeiro e em Brasília, possibilitando melhores condições de desenvolvimento das atividades do Instituto”, disse o presidente.
Lembrando que a banca do concurso, que terá dois anos de validade, podendo ser prorrogado por igual período, será a Fundação Cesgranrio.
Fiquem atentos às notícias, aos documentos e às datas importantes em nosso portal, em especial ao hotsite, e nas redes sociais.
O contrato com a banca, publicado no Diário Oficial da União no dia 21 de novembro, estima em 30 mil o número de candidatos no concurso.
O contrato foi assinado pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, Fernando Gaiger Silveira, e o presidente da Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa de Oliveira.
Quantas vagas serão ofertadas no concurso IPEA?
Portanto, já se sabe que o certame terá 80 vagas para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa. Destas, 10%, definidas em cada especialidade, serão reservadas a pessoas com deficiência.
Por sua vez, as vagas destinadas à cota de negros (pretos e pardos) corresponderão a 20%. A distribuição das vagas está especificada no contrato; veja:
- Planejamento, Gestão e Logística (13)
- Planejamento e Gestão do Conhecimento e de Dados
- Processo Editorial (03)
- Comunicação Social e Divulgação Científica (05)
- Ciência de Dados (04)
- Infraestrutura de Tecnologia da Informação (05)
- Desenvolviemento de Sistemas (05)
- Planejamento, Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas e da Gestão Governamental
- Políticas Públicas e Desenvolvimento (16)
- Políticas Públicas e Sociedade (16)
- Políticas Públicas e Avaliação (08)
- Políticas Públicas e Sustentabilidade (05)
O concurso visa repor a força de trabalho do Ipea, que possui servidores distribuídos entre sua sede, em Brasília, e a Gerência Regional do Rio de Janeiro.
Requisitos e atribuições
O cargo exige nível superior de formação em áreas gerais ou específicas, com uma carga horária de 40 horas semanais. Veja as atribuições:
- Desenvolver atividades de gestão governamental;
- Realizar pesquisas econômicas e sociais;
- Avaliar as ações governamentais que auxiliem na formulação de políticas públicas.
Provas e etapas
Ele está organizado em duas etapas: provas objetiva e discursiva – que ocorrerão em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal – e a avaliação de títulos.
Salários
O cargo possui uma remuneração inicial de R$ 21.582,80, que é composta pelo vencimento básico + auxílio alimentação de R$ 658,00.
Confira abaixo a progressão salarial do cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa:
O que estudar para as provas do concurso IPEA?
Posteriormente, o último concurso IPEA foi realizado há 15 anos, em 2008, sob organização da Cebraspe. À época, foram ofertadas 80 vagas para Analista e Técnico.
Os inscritos passaram por prova objetiva; prova discursiva, prova prática de revisão de texto (somente para Revisão de Textos Científicos) e avaliação de Títulos.
De caráter eliminatório e classificatório, esta etapa foi composta por 120 questões do tipo “certo ou errado”, distribuídas da seguinte forma:
- Conhecimentos Básicos (50)
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Língua Espanhola;
- Raciocínio Lógico; e
- Estatística.
- Conhecimentos Específicos (70)