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Concurso Iprem SP: É oficial. Criada a carreira de Analista de Previdência!

icone calendario 03 out 2023

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29 de setembro, a lei 17.997, que cria a carreira de Analista de Previdência, para a realização do novo concurso Iprem SP. Confira!

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O que diz a lei 17.997 que cria a carreira de Analista de Previdência?

A lei 17.997 corresponde ao Projeto de Lei 447/23 do prefeito Ricardo Nunes, aprovada no dia 16 de agosto na sessão extraordinária da Câmara Municipal de São Paulo.

Com ela, foram criadas 70 vagas de Analista de Previdência, que serão preenchidas no primeiro concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo).

A carreira exige nível superior nas área de Administração, Ciências Jurídicas, Estatística, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Economia.

Além disso, oferece salários iniciais de R$ 9.540,00, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

A carreira será composta de quatro níveis (I, II, III e IV), com cinco categorias nos dois primeiros, quatro no terceiro e três no quarto. Dessa forma:

  • Nível I
    • 1- R$ 9.540
    • 2 – R$ 10.018
    • 3 – R$ 10.318,53
    • 4 – R$ 10.628,10
    • 5 – R$ 10.946,94 

  • Nível II
    • 1 – R$ 11.603,74
    • 2 – R$ 11.951,86
    • 3 – R$ 12.370,17
    • 4 – R$ 12.803,13
    • 5 – R$ 13.251,25

  • Nível III
    • 1 – R$ 14.046,32
    • 2 – R$ 14.537,94
    • 3 – R$ 15.046,77
    • 4 – R$ 15.573,41

  • Nível IV
    • 1 – R$ 16.661,88
    • 2 – R$ 17.328.36
    • 3 – R$ 18.021,49

Conforme consta na lei que cria o cargo, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e curso de formação para ingresso.

Como é o trabalho do Analista de Previdência?

Entre as atribuições do Analista de Previdência, estão:

  • Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
  • Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
  • Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
  • Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de normas complementares;
  • Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação, gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de estrutura;
  • Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
    anual;
  • Proceder aos cálculos necessários ao planejamento da previdência dos servidores municipais; com o cálculo de reservas que o órgão deve manter para garantir o pagamento dos benefícios atuais ou compromissos futuros, com análise de riscos, de forma a subsidiar a área técnica de administração dos fundos de Previdência;
  • Realizar ou acompanhar os estudos técnicos e estatísticos para estimar a incidência de doenças, mortes e acidentes de trabalho, bem como calcular a probabilidade de eventos;
  • Desenvolver, implantar, executar e avaliar sistemas, processos e métodos de gestão nas áreas de concessão, manutenção e auditoria de benefícios previdenciário e desenvolver, acompanhar, executar e avaliar a execução do orçamento, bem como a elaboração de sua programação financeira, exercício do controle de suas contas bancárias, administração de seus haveres financeiros e mobiliários, gestão patrimonial, considerando o regime de financiamento pelos fundos previdenciários segregada da unidade gestora, conforme exigido e autorizado pela legislação;
  • Formular, implantar, executar e avaliar as atividades especializadas de alta complexidade de planejamento, orçamento, finanças, controles internos, contabilidade, auditoria, gestão e, sob supervisão, as tarefas de natureza acessória e complementar, bem como de acompanhamento e operacionalização dos expedientesrelacionados com o atendimento a determinações judiciais e requisições de Órgãos e Entidades de fiscalização e controle;
  • Atuar de forma integrada com Órgãos e Entidades dos Poderes do Município e demais esferas de governo, em assuntos relacionados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, bem como na promoção da transparência e gestão fiscal responsável;
  • Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
  • Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
  • Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas;
    do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP;
  • Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional.

Concurso Iprem SP pode ofertar vagas para outras carreiras

Em novembro de 2022, foi divulgada no Diário Oficial da Cidade, na ata da reunião do Conselho Deliberativo do Iprem SP, a intenção de oferecer 58 vagas para assistentes e analistas, exigência de nível médio e superior, respectivamente.

As oportunidades seriam dividas da seguinte maneira:

  • Assistente Administrativo de Gestão (AAG): 25 vagas
  • Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (APDO): 33 vagas

De acordo com o chefe de Gabinete, Marcelo Akyama, é essencial a realização de um novo concurso para suprir a defasagem de servidores do instituto e aumentar a especialização em gestão de benefícios.

Como foi o último concurso Iprem SP?

A última seleção aconteceu em 2015 e ofereceu 83 vagas para analistas, sendo 73 para especialidade de Ciências Contábeis e dez para Ciências Econômicas.

Para se candidatar foi preciso ter curso superior completo na área e registro profissional no respectivo Conselho. 

Os aprovados foram remunerados com salários iniciais de R$ 6.106,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Na ocasião a banca organizadora foi a Vunesp  e avaliou os candidatos através de três etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Avaliação de Títulos.

Assim, a prova objetiva foi composta das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Administração Pública
  • Realidades Municipais
  • Conhecimentos Específicos. 

Em contrapartida, a prova discursiva consistiu em uma redação, um estudo de caso e uma questão sobre Conhecimentos Específicos.

Por fim, os candidatos que possuíam experiências profissionais e títulos puderam utiliza-los para aumentar sua pontuação nas provas.

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