O Edital do concurso Itep RN pode não ser publicado neste mês de março, como previsto. Ao todo, foram confirmadas 276 vagas.
O governo do Rio Grande do Norte, autorizou a publicação do edital do novo concurso ITEP RN (Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado do Rio Grande do Norte), serão ofertadas 276 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Mudanças de planos no concurso ITEP RN
Conforme informações passadas pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte , o edital do concurso Itep RN pode não ser publicado ainda este mês.
De acordo com o órgão, apesar dos esforços para a divulgação do edital, houve um atraso em relação à geração do boleto, que é de responsabilidade da banca organizadora, o Instituto AOCP.
Ainda segundo o Itep RN, os preparativos “já estão em fase de finalização e, logo que terminar a confecção desse boleto, a minuta do edital será enviada para aprovação”.
“Não se pode dizer que o edital será publicado ainda esse mês, mas ele deve ser publicado o mais breve possível”, disse o Itep RN.
No último dia 11, o Itep RN também informou que, além dos processos burocráticos, o outro motivo para o atraso na publicação do edital foi devido a adequação na distribuição das vagas. A oferta total, entretanto, permanece sendo a mesma, ou seja, 276 oportunidades.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, as provas devem ocorrer ainda neste primeiro semestre, sendo assim, até junho.
Último concurso ITEP RN
O último concurso ITEP RN ainda está vigente, o certame foi homologado no ano de 2018. Na época, o edital contemplou 156 vagas.
As oportunidades foram distribuídas pelos seguintes cargos: Perito Criminal (50 vagas) e Perito Médico Legista (48 vagas), de nível superior. Além de 35 vagas de Agente de Necropsia e 23 vagas de Agente Técnico Forense, carreiras de nível médio.
A banca organizadora responsável pela execução da seleção, foi o Instituto AOCP. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas, curso de formação e análise de títulos. Esta última etapa, foi aplicada apenas para o nível superior.
A prova objetiva foi composta por 80 questões de múltipla escolha, englobando as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 20 questões;
- Informática: 20 questões;
- Noções de Direito Constitucional: 05 questões;
- Noções de Direito Administrativo: 05 questões;
- Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal: 05 questões;
- Noções de Criminalística: 12 questões;
- Noções de Odontologia Legal: 02 questões;
- Noções de Medicina Legal: 11 questões.
Os candidatos aprovados foram então encaminhados para a última etapa, sendo o curso de formação profissional.
Esta fase tem duração média de 300 horas e é composta apenas por uma parte teórica, com uma grade curricular compatível com as funções e a complexidade dos cargos do ITEP RN.