Boa notícia, concurseiros! Está formada a comissão organizadora do concurso MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), autorizado para o preenchimento de 440 vagas. As provas serão ainda em 2023? Veja!
Concurso Mapa: quando sai o edital?
Autorizado, o edital do concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve ser publicado nos próximos meses.
Isso porque os trâmites estão avançando; nesta sexta-feira (4/8), saiu a portaria que institui a comissão organizadora da seleção. Veja os nomes:
- Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva
- Titular: Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos; e
- Suplente: Adriano de Sousa Cordeiro.
- Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Administração da Secretaria-Executiva:
- Titular: Sérgio Luiz Gomes de Carvalho; e
- Suplente: Thalita Fernandes Fontoura Delgado.
- Departamento de Gestão Corporativa da Secretaria de Defesa Agropecuária
- Titular: Estela Alves de Medeiros; e
- Suplente: Hideraldo José Coelho.
- Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo
- Titular: Dayana Pereira Xavier da Silva; e
- Suplente: Eudóxio Antônio Batista Júnior.
Assim, a previsão, apontada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, diz que o prazo para o edital sair é 13 de dezembro de 2023.
Edital pode se antecipar e ter provas ainda em 2023?
De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), o edital pode ser publicado bem antes do previsto e as provas serem aplicadas até novembro.
Mas, para que o prazo seja cumprido, a banca deve ser anunciada ainda nas próximas semanas. Essa pressa é porque eles querem as nomeações ainda em dezembro.
Além disso, uma audiência pública na Câmara dos Deputados está marcada, com a participação de entidades sindicais, para tratar sobre os prazos da seleção.
“Estamos trabalhando muito para que haja regularidade dos concursos, porque é fundamental termos uma estrutura justa e digna para executarmos nossas atividades, que geram impactos significativos não apenas no agronegócio, mas em diversos setores da economia nacional”, disse o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.
Vale destacar que a possibilidade de nomeações em dezembro foi citada em reunião do Conselho de Delegados Sindicais da Associação dos Auditores Fiscais Federais (ANFFA Sindical).
“Vemos um futuro positivo com 200 vagas aprovadas para pessoas serem nomeadas até dezembro deste ano, e há mais 200 vagas que podem virar realidade”, disse o presidente do sindicato.
Áreas para a carreira de Auditor estão confirmadas?
Posteriormente, o Ministério da Agricultura recebeu autorização para o preenchimento de 440 vagas em um novo concurso , sendo para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior.
As oportunidades estarão distribuídas entre as seguintes carreiras:
- Agente de Atividades Agropecuárias: 100 vagas;
- Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal: 100 vagas;
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário: 200 vagas;
- Técnico de Laboratório: 40 vagas.
Recentemente, o sindicato também confirmou as áreas do Auditor que estarão contempladas. Portanto, confira as especialidades:
- engenheiro agrônomo;
- farmacêutico;
- médico veterinário;
- químico; e
- zootecnista.
Quanto ganham os servidores do MAPA?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um reajuste salarial de 9% aos servidores federais. Dessa forma, os salários iniciais serão os seguintes:
- Agente de Atividades Agropecuárias, Técnico de Laboratório e Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal: R$ 7.436,04
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário: R$ 15.897,33
Quais os requisitos para participar do concurso MAPA?
- Técnico de Laboratório: ensino médio técnico em Biotecnologia ou Análises Clínicas ou Metrologia ou Química ou Agroindústria ou Alimentos ou Farmácia ou Viticultura e Enologia ou Agropecuária e registro no respectivo conselho de fiscalização do exercício profissional.
- Agente de Atividades Agropecuárias: ensino médio técnico em Agricultura ou Agropecuária.
- Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal: ensino médio completo ou equivalente.
- Auditor Fiscal Federal Agropecuário: superior, em nível de graduação, concluído em área específica, conforme definido no edital.